Toyota e Mazda reaproveitam baterias de elétricos em Hiroshima

A Toyota e a Mazda iniciaram testes conjuntos do Sweep Energy Storage System, uma tecnologia da Toyota que reutiliza baterias de veículos elétricos, na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão

O projeto visa validar a estabilidade e a eficiência de carregamentos e descarregamentos de energia, preparando o caminho para uma maior integração de energias renováveis no setor automóvel.

Conexão entre sistemas de energia

O sistema, atualmente em fase experimental, conecta a rede de energia do campus da Mazda — único sistema de geração elétrica operado por um fabricante de automóveis no Japão — ao sistema modular da Toyota. Através da interligação dos respetivos sistemas de gestão de energia, será possível simular cenários de consumo e produção variáveis, reproduzindo as condições reais da rede elétrica.

Inovação na reutilização de baterias

Uma das principais inovações do Sweep Energy Storage System é a sua capacidade de integrar baterias de diferentes estados de saúde, químicas e capacidades — incluindo lítio, níquel-hidreto metálico e chumbo-ácido — sem necessidade de inversores adicionais. O sistema “sweep” desenvolvido pela Toyota controla, em microssegundos, o fluxo de energia das baterias ligadas em série, ativando ou desativando unidades conforme a procura. Isso permite aproveitar até baterias de veículos acidentados, desde que em bom estado, prolongando a sua vida útil e evitando o envio prematuro para reciclagem ou aterro.

No futuro, este sistema funcionará como regulador entre fontes renováveis, como a energia solar, e a linha de produção da Mazda, à semelhança de uma bateria doméstica, mas em escala industrial. A solução poderá contribuir para estabilizar o fornecimento de eletricidade em períodos de maior variação de produção, devido às condições meteorológicas ou à hora do dia.

Parte de uma estratégia nacional

O projeto insere-se no esforço conjunto das duas marcas para acelerar a transição energética e alcançar a neutralidade carbónica. Faz ainda parte da estratégia mais ampla da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão, que identificou a criação de um ecossistema de baterias como uma das sete questões prioritárias para o futuro da mobilidade.

Experiência anterior com a Jera

A tecnologia não é inédita: em 2022, a Toyota já tinha testado o primeiro Sweep Energy Storage System em parceria com a Jera, maior empresa de geração de energia do Japão e um dos maiores compradores de gás natural liquefeito do mundo. Nessa instalação, a bateria modular atingiu 485 kW de potência e 1.260 kWh de capacidade, demonstrando o potencial da reutilização de baterias automóveis em larga escala.

Com esta nova fase de testes em Hiroshima, Toyota e Mazda procuram reforçar a resiliência da cadeia de abastecimento de baterias no Japão e posicionar a indústria automóvel como protagonista na transição energética global.