Ford cria plataforma universal para EV e reinventa linha de produção

A Ford revelou a sua nova plataforma elétrica universal. O primeiro modelo será uma pick-up acessível que promete ser tão rápida quanto o Mustang EcoBoost.

A Ford anunciou o que o CEO, Jim Farley, considera ser o seu “próximo momento Modelo T”, com a apresentação da sua nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos (FUEVP) e do seu novo sistema de produção universal para elétricos.

A estratégia visa unificar e simplificar a produção de veículos elétricos, reduzindo os custos e tempo de montagem, para garantir o melhor desempenho e acessibilidade dos seus futuros veículos.

Novo sistema de produção

Na apresentação, Farley considerou o novo sistema de produção revolucionário como o introduzido com o Modelo T.

O novo modelo de produção rompe com a linha de montagem tradicional, dividindo o processo em três caminhos de montagem secundários que correm em paralelo antes de convergirem num só.

Esta abordagem torna cada módulo mais acessível aos trabalhadores e encurta o tempo total de fabrico. A Ford prevê que este sistema aumente a eficiência e a competitividade da produção de veículos elétricos.

Nova plataforma elétrica

Integrada no novo processo de montagem irá estar a nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos (FUEVP).

Esta utilizará baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecidas pela durabilidade, menor peso e custo reduzido, vantagens que beneficiam tanto o fabricante como o cliente.

A marca da oval azul estima que a combinação das baterias LFP com a montagem otimizada e a utilização de componentes fundidos de grandes dimensões (unicasting) resulte em veículos mais acessíveis, fáceis de montar e agradáveis de conduzir.

Primeiro veículo será uma pick-up

O primeiro veículo a estrear esta plataforma universal elétrica será uma pick-up de quatro portas e de tamanho médio com mais espaço para passageiros do que o Toyota RAV4. O nome oficial ainda não foi divulgado.

No entanto, a marca da oval azul divulgou que traçou como objetivo o preço de 30 mil dólares (o que equivale a sensivelmente 26 mil euros, à taxa de câmbio atual) e uma aceleração ao nível da do Mustang Ecoboost, que cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

Produção em 2027

A produção começará em 2027, na fábrica de Louisville, EUA, onde já se fabricam modelos como o Expedition e a F-250. O projeto deverá criar cerca de 4 000 empregos e marcará o arranque de uma nova geração de veículos elétricos Ford, mais rápidos, eficientes e competitivos.