Mate Rimac quer comprar participação da Porsche na Bugatti Rimac

O fundador da Rimac Automobili quer comprar a participação de 45% da Porsche na Bugatti Rimac. Saiba porquê.

Mate Rimac, fundador e diretor-executivo da Rimac Automobili, anunciou que está a negociar com a Porsche para adquirir a totalidade da Bugatti Rimac, a joint venture criada em 2021.

Atualmente, a Rimac detém 55% da empresa e a Porsche os restantes 45%, mas o empresário croata quer agora assumir o controlo total da marca francesa, avaliada em cerca de 1,1 mil milhões de euros.

Porquê?

A ambição de Rimac é clara: “Quero ser capaz de tomar decisões e investir a longo prazo sem ter de explicar tudo a 50 pessoas”, afirmou em entrevista à publicação Bloomberg.

O fundador da marca croata quer simplificar a estrutura de decisão da Bugatti Rimac e acelerar a integração tecnológica entre ambas as marcas.

Joint venture de gigantes

A joint venture Bugatti Rimac foi estabelecida há quatro anos com o objetivo de produzir uma nova geração de hipercarros, que combinasse o legado histórico da marca francesa com a inovação e tecnologia de ponta da marca croata.

O acordo inicial previa que ambas as marcas mantivessem independência e identidade próprias, mas a dinâmica interna parece ter levado Rimac a querer uma gestão mais autónoma e direta.

As negociações decorrem também após uma tentativa da Porsche, no ano passado, de assumir o controlo maioritário da empresa, operação que acabou por não se concretizar.

Negociações em curso

Segundo informações avançadas pela Bloomberg, as negociações entre a Rimac e a Porsche estão em curso e ambas as partes poderão chegar a acordo ainda este ano.

Também segundo a mesma publicação, Rimac terá já avançado com uma oferta preliminar para comprar os 45% da marca alemã, com uma proposta que avalia a parceria em mais de mil milhões de euros.

Segundo a publicação RobbReport, Mate já reuniu investidores para financiar a aquisição, além de contar com capital privado.