A revista Turbo falou com Miguel Pinto, Managing Director da Polestar Portugal, no ECar Show – o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que decorreu no passado fim de semana –, sobre os resultados e perspetivas futuras da marca sueca.
A Polestar, fabricante sueca de automóveis elétricos premium registou a venda global de 12.304 unidades no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 76% face ao mesmo período do ano anterior.
A revista Turbo falou com Miguel Pinto, Managing Director da Polestar Portugal, no ECar Show – o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que decorreu no passado fim de semana –, sobre os resultados e perspetivas futuras da marca sueca.
Em relação à evolução da Polestar no mercado nacional e global, o responsável destacou o sucesso alcançado este ano, impulsionado por um portfólio de produtos mais abrangente. Durante dois anos e meio, a marca concentrou-se na entrega exclusiva do Polestar 2, um modelo cuja carroçaria não pertence ao segmento de maior volume, especialmente no universo dos veículos elétricos. No entanto, com a chegada dos Polestar 3 e 4, foi possível atingir novos perfis de clientes, o que teve um impacto significativo na performance da marca.
O modelo de vendas da Polestar também sofreu alterações, tornando-se mais ativo. Apesar de manterem o canal digital para venda direta ao consumidor final, a marca apostou numa rede física com novos pontos de venda. Em fevereiro deste ano, inauguraram um espaço em Lisboa, em parceria com a Santogal, juntando-se à representação já existente na zona do Grande Porto e Norte desde 2023.
Esse esforço resultou num crescimento de 125% com a venda de 111 viaturas novas em Portugal no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A nível global, a marca registou um aumento de 76%, com 12.304 viaturas entregues, uma subida de 84% na faturação e alcançou uma margem bruta de 7%, o que representa um aumento de 15% face ao ano passado. Miguel Pinto salientou que, depois de uma margem bruta negativa no ano anterior, este progresso está alinhado com o objetivo da marca de alcançar um cash flow positivo até ao final deste ano.
Quanto às novidades para o futuro, Miguel Pinto revelou que a gama será reforçada no final de 2025 com o lançamento do Polestar 5, um grand tourer de luxo do segmento F, que simbolizará o auge da marca em termos de design e performance.
Sobre o Polestar 2, o primeiro automóvel da marca, que partilha a plataforma com modelos de combustão da Volvo, foi referido que se encontra na sua versão mais recente, com uma autonomia de referência de 655 km homologados na versão long range single motor. No entanto, ainda é cedo para comentar se o modelo será renovado após o lançamento do Polestar 7, um SUV de pequenas dimensões para o segmento C, que irá complementar a atual gama. Miguel Pinto deixou ainda em aberto a possibilidade de novidades relativamente aos modelos Polestar 3 e Polestar 4 no próximo ano.