CEO da Ford espantado com a qualidade dos elétricos chineses

O CEO da Ford, Jim Farley, afirmou que os automóveis elétricos chineses são “uma ameaça existencial” aos fabricantes ocidentais, após ter realizado um test-drive com um modelo da marca Changan Automobile.

Numa altura em que os veículos chineses são protagonistas de uma forte ofensiva nos mercados europeus e americano, o CEO e o responsável financeiro da Ford, Jim Farley e John Lawler, ficaram impressionados com a qualidade dos automóveis chineses, após terem realizado um test-drive com um modelo da fabricanteChangan Automobile. Afirmando que estes se têm tornado cada vez mais uma pedra no sapato das marcas ocidentais.

A Ford tem uma forte presença em território chinês e os responsáveis decidiram voar até ao país asiático, para experimentar um carro elétrico da marca Changan, cujo modelo não foi revelado.

O site Carscoops conta que Lawler se terá virado para Farley e dito “isto já não é como dantes, estes tipos estão à nossa frente”.

Já o CEO da Ford ficou deslumbrado com o elétrico que testou e considerou que estamos perante “uma ameaça existencial” à indústria ocidental.

Novo elétrico da Ford a caminho

No início de julho, a Ford anunciou a intenção de lançar um modelo elétrico para o patamar dos 27 000€, até 2027.

Segundo os responsáveis da marca norte americana, este modelo pretende rivalizar com as propostas mais atraentes oriundas da China.

Contudo, a marca da oval azul tirou o pé do acelerador, relativamente às suas ambições elétricas, após chegar à conclusão de que os planos para se tornar uma marca totalmente elétrica, até 2030, já não podem ser concretizados.

A juntar a isto, a Ford cancelou a produção de um SUV elétrico com três filas de bancos, que deveria entrar em produção em 2025, e atrasou o projecto de um caminhão elétrico, do género do Tesla Semi, de 2025 para 2027.