“Jeep Dá Neve a Lisboa” recria tradição da Serra até ao Paço

De 18 a 20 de setembro, a neve da Serra da Estrela vai voltar a Lisboa. O “Jeep Dá Neve a Lisboa”, grande destaque do calendário 2025 do Clube Escape Livre, recria a tradição de há mais de 400 anos que levava gelo de Manteigas até ao Terreiro do Paço, desta vez com o novo Jeep Compass a liderar a caravana.

O “Jeep Dá Neve a Lisboa” é a grande novidade do Calendário de Atividades 2025 do Clube Escape Livre. O evento, que recria uma tradição com mais de 400 anos, vai decorrer entre 18 e 20 de setembro, transportando neve da Serra da Estrela até ao Terreiro do Paço, em Lisboa, tal como acontecia no tempo de D. Filipe II.

A iniciativa foi apresentada no restaurante Martinho da Arcada, antigo “Martinho das Neves”, onde historicamente se armazenava o gelo vindo de Manteigas. Durante a apresentação, jornalistas e convidados puderam provar vinhos da Beira Interior e Queijo da Serra, numa parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e a Estrelacoop.

A recriação resulta de uma parceria entre a Jeep, o Clube Escape Livre, a Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), a Marinha do Tejo e as Câmaras Municipais de Alcochete e Lisboa, contando ainda com apoios de empresas como a Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.

Caravana parte de Manteigas

A caravana partirá de Manteigas, onde será recolhida neve do Covão da Ametade. Transportada em veículos como o novo Jeep Compass, a carga seguirá por estradas que outrora conduziam o gelo à Corte, passando por localidades como Proença-a-Nova e Abrantes. Em Alcochete, a neve será embarcada no “Bote Leão”, até chegar ao Terreiro do Paço, onde será depositada no Martinho da Arcada.

A ideia foi inicialmente lançada pelo Professor Carvalho Rodrigues e, em 2021, teve uma primeira edição reservada a jornalistas. Quatro anos depois, a iniciativa ganha dimensão pública e envolve uma caravana de aventureiros que testemunhará como, no século XVII, se conseguia manter a neve fresca até à capital.

Durante a apresentação, Sara Bravo, diretora de comunicação da Jeep, sublinhou que este evento “celebra a história e a inovação”, unindo tradição e futuro através da apresentação do novo Jeep Compass. Já António Miraldes, da CIMRBSE, destacou o orgulho da região em promover as suas histórias e atrair visitantes, enquanto Rui Rosado, da Marinha do Tejo, lembrou a importância de preservar embarcações históricas ligadas a esta tradição.

O desafio que se coloca, tal como no passado, continua a ser o mesmo: perceber como é que a neve chegará a Lisboa fresca e gelada depois de três dias de viagem.