Fiat Grande Panda vai ter versão 4x4

A Fiat revelou as imagens oficiais do Grande Panda Manifesto, protótipo que deixa antever a versão de produção de uma variante de tração integral do crossover da marca italiana. A nova proposta será equipada com um eixo traseiro eletrificado, mas ainda não se sabe se terá motorização mild-hybrid ou elétrica.

O Fiat Panda 4x4 estabeleceu uma forte reputação no universo dos pequenos veículos de todo-o-terreno graças ao seu sistema de tração integral e ao baixo peso. A marca italiana decidiu recuperar o espírito daquele modelo clássico ao revelar a possível versão de produção do Grande Panda 4x4.

A Fiat revelou as primeiras imagens de um protótipo deste crossover urbano equipado com um eixo traseiro eletrificado que permite distribuir a tração pelas quatro rodas. Denominado Fiat Grande Panda 4x4 Manifesto, este veículo vai ser apresentado durante os ensaios de imprensa do Grande Panda Hybrid em Itália.

Segundo a Fiat, o veículo é a “expressão mais completa de uma ideia que continua a evoluir”, chamando-lhe “a criação de uma viagem excitante”. Isto remete para afirmações anteriores do CEO da Fiat Olivier François que confirmou o desenvolvimento de uma versão 4x4 do Grande Panda.

O Manifesto tem uma maior altura ao solo do que as versões “normais” do Grande Panda, mas apresenta poucas alterações estéticas relativamente às variantes mais equipadas. As mudanças mais evidentes podem ser encontradas nos revestimentos de plástico adicionais na carroçaria, barras de tejadilho com pneu de substituição, LEDs em forma de pixel integrados na grelha e no teto.

Apontamentos retro

A Fiat optou por uma pintura Bordeaux que consiste numa homenagem subtil ao Panda 4x4 original, lançado em 1983. O exterior também conta com apontamentos em bege, assim como jantes de aço de 16” com visual retro.

As mesmas jantes estão presentes nas versões de acesso e RED do Grande Panda, embora os acabamentos sejam diferentes. Para este protótipo, a Fiat decidiu montar pneus de todo-o-terreno.

Por baixo da carroçaria, o Manifesto adota um “inovador eixo traseiro eletrificado”, que promete capacidades de tração integral. Esta configuração sugere que será utilizado um motor elétrico de traseiro de 29 cv utilizado nas versões mild-hybrid do Jeep Avenger 4xe e Alfa Romeo Junior Ibrida Q4, dando a entender que a Fiat está a apostar numa linha motriz familiar.

A Fiat não confirmou se o eixo traseiro eletrificado está associado ao motor mild-hybrid de 1,2 litros ou se o eixo dianteiro também é elétrico. Contudo, é possível que o sistema de tração às rodas seja compatível com as duas opções de motorização. 

Apesar de não confirmado oficialmente, a versão de produção do Grande Panda 4x4 poderá chegar aos concessionários no verão de 2026.