Este Ferrari não tem rodas nem motor de combustão

A Ferrari acaba de revelar o projeto Hypersail e, como era de se esperar, está a causar espanto junto dos fãs da marca. 

Não é uma piada nem um golpe de marketing: a Ferrari entrou oficialmente no mundo do design de veleiros. Anunciado em junho de 2025, o Projeto Hypersail é um iate à vela de 30 metros que está a ser desenvolvido sob o olhar atento de Giovanni Soldini, o icónico velejador italiano e embaixador da Ferrari. E não, não encontrará um motor V12 a bordo, mas já lá vamos.

«Hype» não é um exagero. O nome «Hypersail» reflete o design futurista, de alta velocidade e hiper eficiente do iate. Foi projetado para «voar» acima da água usando tecnologia avançada de foiling (um sistema de asas subaquáticas chamadas hidrofólios que levantam o casco da água), reduzindo o arrasto e aumentando drasticamente a velocidade.

Engenharia da Fórmula 1

Não seria Ferrari sem um pouco da magia da F1. O Hypersail inspira-se fortemente na investigação e desenvolvimento da Ferrari no desporto motorizado. Os engenheiros e designers dos departamentos GT e Fórmula 1 da Ferrari colocaram toda a sua experiência neste barco. Desde estruturas em fibra de carbono, aerodinâmica avançada, escolhas de design baseadas em dados e foco na otimização do peso, tal como num carro de corrida.

Se há alguém que poderia conduzir a Ferrari para águas desconhecidas, é Giovanni Soldini (segundo da direita). O velejador recordista está no comando do projeto Hypersail e traz décadas de experiência em corridas offshore. Soldini refere que este projeto é «um verdadeiro laboratório de ideias», combinando inovação, desempenho e responsabilidade ambiental.

O Hypersail é totalmente elétrico, com o objetivo de não produzir emissões no mar. Embora as especificações técnicas completas ainda estejam em segredo, a Ferrari confirmou que o iate utilizará energia solar e sistemas de baterias para fornecer energia aos seus sistemas.

O Hypersail será encarado como um protótipo onde a Ferrari e os seus parceiros podem experimentar novas tecnologias. Não será um iate de produção para o clube dos bilionários. Tudo, desde os materiais estruturais até aos sistemas de bordo, será avaliado, refinado e talvez utilizado em futuros carros de estrada da Ferrari.

O projeto do Hypersail é um esforço conjunto entre a Ferrari e uma equipa de engenheiros e arquitetos navais e especialistas em desempenho. Os primeiros testes no mundo real estão previstos para o próximo ano, com mais detalhes a surgirem à medida que a Ferrari se aproxima dos testes no mar. 

A Ferrari descreveu o projeto como um «desafio desportivo» e um laboratório de «inovação flutuante». O objetivo não é competir em provas offshore, mas sim ultrapassar os limites da eficiência, sustentabilidade e tecnologia marítima de ponta. 

Não é a primeira vez que a Ferrari constrói um barco

Se recuarmos ao início da década de 1950, existiu o Arno XI, uma lancha elegante, estilo hidroavião, movida por um motor Ferrari 375 F1 V12. Encomendado pelo piloto italiano de lanchas Achille Castoldi, o Arno XI estabeleceu um recorde mundial no Lago Iseo em 1953, atingindo a impressionante velocidade de 150,49 mph (242,708 km/h), um recorde que ainda hoje se mantém na sua categoria. O casco não foi construído pela Ferrari, mas o motor e o suporte técnico da marca do Cavallino Rampante estiveram por trás da sua velocidade alucinante.

O barco foi pintado no clássico Rosso Corsa e exibia o icônico emblema da Ferrari nas laterais, com Enzo Ferrari aprovando pessoalmente a construção do motor. Em todos os aspectos importantes, era um Ferrari sobre a água.

Já na década de 1990 a marca do Cavallino Rampante em parceria com o centenário fabricante de barcos italiano, apresentou o Riva Ferrari 32. 32 são as dimensões do barco em pés, que tem 9,6 metros de comprimento e está equipado com dois motores Vulcano 400 V8 capazes de desenvolver 390 HP individualmente, atingindo uma velocidade máxima de aproximadamente 62 milhas por hora (100 km/h). com uma produção limitada a 40 unidades, continua a ser hoje uma obra-prima da engenharia, um exemplo da união perfeita entre dois mundos aparentemente distantes.