Jaguar sobre Type 00: “Quando o vir, será uma ocasião especial”

O diretor da Jaguar para os Estados Unidos explicou que os futuros veículos serão raros de ver, e que é mesmo esse o objetivo.

A Jaguar está a atravessar pela sua maior transformação em 90 anos de história. O construtor britânico decidiu encerrar a produção da sua atual gama de produtos e reposicionar-se para um segmento mais premium.

Para já, o futuro da marca pode ser visto com o Type 00, um protótipo que antecipa uma berlina de luxo elétrica com lançamento previsto para 2026. Este novo modelo será mais caro, exclusivo e tecnológico do que qualquer Jaguar anterior. Mas também será mais escasso.

Brandon Baldassari, diretor da Jaguar nos Estados Unidos, em declarações à Motor1, explicou como a nova estratégia da marca britânica passa por aumentar o preço dos seus produtos e diminuir o seu volume de produção.

Além disso, o diretor sublinha que a visão da marca passa por produzir veículos raros: “Temos expectativas de volume muito realistas. Quando vir um, será uma ocasião especial”.

Menor produção, mas preços maiores

Ao contrário do que acontecia no passado, a nova estratégia da Jaguar não irá estar centrada no volume de produção, mas sim na margem de lucro por veículo.

“Tentar perseguir volume como fazíamos com o F-Pace e o XE, e competir pelos pagamentos, não é luxo. Não é onde precisamos de estar”, explicou Baldassari, à mesma publicação.

O mesmo acrescentou que “somos melhores quando podemos cobrar o preço que queremos, sem descontos, produzir em volumes suficientemente pequenos para obter um lucro honesto, mas sem saturar o mercado. Um pouco de escassez permite-nos ter um negócio de automóveis saudável e muito agradável”.

De acordo com o diretor, a marca espera que o preço médio das transações duplique, de cerca de o equivalente a 60 mil euros para aproximadamente 120 mil euros. No entanto, diz não estar preocupado com a procura, seguindo como exemplo a Range Rover.

"Estamos a vender através dos concessionários [Jaguar-Land Rover], que vendem Range Rovers de 200.000 € todos os dias," disse Baldassari, à mesma publicação. "Eles conhecem este cliente, sabem como tratar este cliente, entendem este cliente. Por isso, acreditamos que temos uma excelente rede de parceiros de retalho."

Concorrência no mercado de elétricos de luxo

Atualmente, o mercado de elétricos de luxo é altamente competitivo, e muito dependente do design e da tecnologia interior.

Para a berlina elétrica de luxo antecipada pelo Type 00, a Jaguar quer apostar numa combinação de exclusividade, luxo e inovação, procurando redefinir a sua posição no segmento dos veículos elétricos premium.