Peugeot 308 tem novos argumentos

Mais autonomia elétrica (85 km) para a versão PHEV e o desenho novo da zona frontal onde se destaca o símbolo iluminado são os destaques principais do renovado Peugeot 308 que já pode ser encomendado (primeiras entregas em janeiro).

Apesar da hegemonia SUV o Peugeot 308 tem tido uma carreira comercial digna de registo, algo que é testemunhado pela liderança no segmento C. Para prolonga esse sucesso a marca francesa apresenta agora a nova geração do 308 (carro e SW) com as alterações principais a terem como objetivo “salientar a elegância do design francês”, conforme nos foi explicado por Michael Trouve, do departamento de design da Peugeot e responsável pela renovação estilística do 308.

Design francês em destaque

Numa “visita guiada” ao redor da versão SW, com o nível de equipamento GT, Trouve começou por nos chamar a atenção para a nova grelha que deixa de contar com os elementos cromados o que, em sua opinião, reforça a elegância e permite destacar o logotipo que passa a ser iluminado, algo que acontece pela primeira vez na Peugeot e, tal como os LED verticais na parte superior da grelha, que passará a fazer parte da assinatura da marca nos modelos futuros. 

Uma opção de que alguns gostarão e outros nem tanto mas que é exclusiva da versão GT, tendo contra si o facto de não poder ser desligada. Ainda na frente, as óticas passam a ser bipartidas, com as luzes diurnas na parte superior e os faróis principais na zona inferior (sempre com tecnologia LED), enquanto o para-choques tem um desenho mais desportivo que melhora a “canalização” de ar para o motor e confere ao 308 uma aparência mais desportiva.

Interior com inspiração no 3008

No interior as novidades são mais subtis mas, ainda assim, importantes, sendo de registar uma aproximação a soluções estreadas pelo 3008, como é o caso da existência de botões (i-toggles) configuráveis para acesso direto às funções preferenciais do utilizador, dispensando, assim, a pesquisa no ecrã central (10 polegadas). Os sistemas Apple Carplay e Android Auto (sem fios) permitem espelhar as funcionalidades do nosso smartphone e assim aceder a um conjunto quase infinito de serviços digitais (o número de apps “residentes” também foi ampliado).

Em frente ao condutor o painel de instrumentos, também digital, possui um grafismo de mais fácil leitura, em parte devido à fórmula tridimensional. Este último aspeto ganha importância acrescida já que o denominado i-cockpit continua a ter como elemento central o volante de excelente pega mas de dimensões reduzidas que potencia o “feeling” desportivo mas torna difícil encontrar uma posição de condução que permita a visão total das informações.

Gama diversificada de motorizações

A nova geração do Peugeot 308 já pode ser encomendada e as primeiras entregas estão previstas para janeiro. Estão disponíveis os níveis de equipamento Stylle, Allure e GT e, especificamente para frotas, a versão Business. A propulsão pode ser 100% elétrica, com o motor de 156 cv a garantir uma autonomia de 450 km, híbrida, híbrida plug-in (PHEV) e Diesel, neste caso com recurso ao bloco de BlueHDi de 1,6 litros de 130 cv acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Já a gasolina, a versão Hybrid conta com o bloco de três cilindros de 1,2 litros cuja caixa de seis velocidades possui no interior um motor elétrico com 21 cv de potência (50 Nm de binário) cuja energia elétrica é-lhe fornecida por uma bateria de 48 Volt carregada em andamento ou com a energia produzida pela travagem. Além da potência total de 145 cv a eletrificação permite que 50% dos trajetos urbanos sejam realizados em modo elétrico, com reflexo importantes nos consumos anunciados (média WLTP de 4,7 L/100 km). Por fim, entre as principais novidades desta nova geração do Peugeot 308 destaca-se a versão híbrida plug-in que passa a dispor de uma bateria com 17,2 kWh de capacidade, o que permite aumentar a autonomia elétrica para 85 km (mais 20 km que anteriormente).