Vendas da Mercedes-Benz descem 9% face ao ano passado

No segundo trimestre deste ano, a Mercedes-Benz vendeu 547.100 unidades de automóveis de passageiros e comerciais, uma diminuição de 9% face ao mesmo período do ano anterior. Só os veículos totalmente elétricos caíram 24%.

No que respeita à divisão de Automóveis Mercedes-Benz, foram vendidos 453.700 veículos, menos 9% do que no segundo trimestre do ano passado. A marca atribui a descida, em grande parte, ao contexto de mercado volátil, marcado pela instabilidade nas políticas tarifárias e pelas transições de modelos nos segmentos de entrada e principal. 

Procura Regional

A procura dos automóveis da marca manteve-se sólida nos Estados Unidos e na Alemanha, com um aumento nas entregas aos clientes de 26% e 7%, respetivamente. No geral, a procura nos EUA e na Europa manteve-se acima dos níveis registados no ano anterior. Noutros mercados globais, nomeadamente a Turquia e a América do Sul, as vendas aumentaram significativamente, com um crescimento de 24%. No entanto, as novas políticas tarifárias globais afetaram negativamente as vendas da divisão de automóveis nos EUA e na China. Na Ásia, as vendas caíram 16% (189.200 unidades), com a China a registar uma quebra de 19% (140.400 unidades). Na América do Norte, as vendas diminuíram 14% (80.600 unidades).

Desempenho por Segmento

Os veículos topo de gama representaram 14,3% das vendas globais, com as entregas a retalho a aumentarem 5%, totalizando 69.000 unidades. Este crescimento foi impulsionado pela elevada procura pelos modelos Mercedes-AMG (+19%) e Classe G (+56%). Nos EUA, a procura por veículos de luxo manteve-se elevada, resultando num aumento de 15% nas entregas. A Mercedes-Benz continuou a liderar o segmento topo de gama na China durante o primeiro semestre do ano.

No segmento principal, foram vendidas 273.800 unidades, o que representa uma redução de 6% face ao ano anterior. Já no segmento de entrada, as vendas totalizaram 115.100 unidades, uma diminuição de 16%.

Destaques de Modelos

O lançamento do novo CLA na Europa refletiu-se em encomendas que estão a crescer. O GLC manteve-se como o modelo mais vendido a nível global no primeiro semestre de 2025, com um aumento de 9% nas vendas no segundo trimestre. O novo CLE também registou uma forte procura, com um crescimento de 30% nas vendas.

Veículos Elétricos

Relativamente aos veículos elétricos e eletrificados, as vendas globais de híbridos plug-in (PHEV) aumentaram 34% no segundo trimestre. A quota dos EV no total das vendas da Mercedes-Benz Cars atingiu os 40% na Europa e 21% a nível global. As vendas totais de EV atingiram 94.000 unidades, um aumento de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Contudo, as vendas de veículos totalmente elétricos caíram 24%, fixando-se nas 35.000 unidades.