PV5: Já conduzimos o "ID.Buzz" da Kia

A Kia tem grandes ambições para a gama PV5, que promete ir de encontro às exigências do mercado em termos de design, funcionalidade, autonomia e preço. A chegada ao mercado nacional está prevista para o outono.

A espera terminou. A Turbo Frotas & Comerciais foi a primeira publicação portuguesa a experimentar o novo Kia PV5, nas versões Cargo e Passenger, ainda que como protótipos de pré-produção.

As unidades disponíveis para ensaio correspondiam às de chassis longo (L2) com comprimento exterior de 4,90 metros, uma largura de 1,90 metros, uma altura de 1,90 metros. A distância entre-eixos de 3,0 metros é igual para as variantes curta e longa, mas esta última tem uma projeção traseira com mais 20 centímetros.

Estas dimensões são semelhantes às do Volkswagen ID.Buzz Cargo, do futuro Renault Trafic E-Tech e das versões longas dos comerciais pequenos produzidos pela Stellantis (Citroën ë-Berlingo, Fiat E-Dobló, Opel Combo Electric, Peugeot E-Expert e Toyota Proace City). O segmento acima, de comerciais médios, será ocupado pelo futuro PV7.

O compartimento de carga do derivativo Kia PV5 Cargo tem uma largura total de 1,57 metros, sendo de 1,30 metros entre as cavas das rodas, uma altura de 1,52 metros e um comprimento de 2,06 metros. A porta lateral deslizante tem uma largura de 77,5 centímetros e uma altura de 1,34 metros.

O plano de carga situa-se a apenas 42 centímetros do solo, facilitando as operações de carga e descarga. O volume útil de carga da versão L2H1 é de 4,5 m3. A Kia reivindica que é possível carregar uma europalete pela porta traseira de duplo batente e outro pela lateral deslizante.

Habitáculo funcional

O habitáculo do PV5 adota um design já conhecido de outros modelos da marca sul-coreana, com um painel de instrumentos digital de 7”, que fornece as informações transmitidas pelo computador, a que se acede por comandos no volante multi-funções, e um ecrã tátil de 12,9 para o sistema de informação e comunicação, correndo neste último o sistema Android Automotive da Google. O acesso ao veículo é facilitado pela tecnologia Digital Key 2.0.

Muitos dos componentes já são conhecidos de outros modelos da Kia como o volante, o comando dos programas de condução, das portas ou dos vidros, pelo que os utilizadores habituais dos veículos da marca não irão encontrar muitas diferenças, incluindo os comandos do ar condicionado localizados na parte inferior do ecrã tátil.

Motor potente

O PV5 vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 163 cv (120 kW) e um binário de 250 Nm, que proporciona o arranque típico de um veículo elétrico e uma elevada capacidade de aceleração.

A bateria pode ter uma capacidade de 51,5 kWh ou 71,2 kWh, sendo que nesta última alternativa tem uma autonomia anunciada de até 400 quilómetros. O Kia PV5 conta com um sistema de travagem regenerativa com vários níveis de intensidade selecionáveis por patilhas atrás do volante.

O Kia PV5 começa a ser fabricado este verão numa nova fábrica dedicada para veículos comerciais elétricos em Hwasung na Coreia do Sul. O lançamento de toda a gama no mercado europeu está previsto para o IAA Mobility, em setembro, e as primeiras unidades devem começar a ser entregues no outono deste ano.