Concept da Toyota a hidrogénio apresentado em Le Mans

A Toyota Gazoo Racing revelou o «GR LH2 Racing Concept» movido a hidrogénio líquido em Le Mans

A Toyota Gazoo Racing mostrou o GR LH2 Racing Concept, um carro de teste movido a hidrogénio líquido (LH2) para avançar no desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio no automobilismo. O concept fez a sua estreia pública no Circuito de La Sarthe, onde está em exibição no H2 Village, organizado pelo Automobile Club de l'Ouest, durante a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans (11 a 15 de junho).

Como parte do seu esforço para fabricar carros cada vez melhores, e alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota tem posto à prova as suas tecnologias no ambiente desafiante da competição automóvel. Também acelerou os seus esforços para expandir a produção, o transporte e a utilização de hidrogénio em conjunto com parceiros dentro e fora da indústria.

A Toyota assumiu o desafio do desenvolvimento de motores a hidrogénio na competição, inicialmente através da participação da Rookie Racing na série japonesa Super Taikyu com o Corolla, que inicialmente utilizava hidrogénio gasoso a partir de 2021, antes da introdução de um carro movido a H2 líquido a partir de 2023. O potencial dos motores a hidrogénio em ralis foi demonstrado em 2022, quando o GR Yaris H2 completou corridas de demonstração no Rali de Ypres, uma ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA.

Em 2023, o Corolla com motor a hidrogénio completou uma volta de demonstração no Circuito de La Sarthe, enquanto um concept com motor a H2, o GR H2 Racing Concept, foi apresentado para antecipar uma potencial categoria futura de hidrogénio em Le Mans. Desde então, o desenvolvimento da tecnologia intensificou-se, alcançando um novo marco com a revelação do GR LH2 Racing Concept movido a hidrogénio líquido. Este é baseado no GR010 HYBRID Hypercar, que atualmente participa no Campeonato Mundial de Resistência da FIA. Através de futuros testes em pista, o GR LH2 Racing Concept servirá o desenvolvimento contínuo da tecnologia e infraestrutura de hidrogénio da Toyota, além de ajudar a construir relações para expandir as possibilidades deste combustível através da competição.

A apresentação do GR LH2 Racing Concept, voltado para o futuro, completa uma celebração do passado, presente e futuro que marca o 40.º aniversário da primeira participação da Toyota em Le Mans, após a introdução de uma combinação única de designs de pintura. O GR010 HYBRID n.º 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ostenta uma pintura vermelha e branca em homenagem ao icónico TS020 que participou em 1998. O GR010 HYBRID n.º 8 – conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa – representa a determinação atual da equipa em vencer. A sua pintura preta mate é construída em torno do logótipo GR, capturando o espírito «Hate to lose» (Odeio perder) da equipa e o conceito «Prototype» (Protótipo) de fabricar carros cada vez melhores para o desporto motorizado e de evolução contínua.