Seat Ibiza e Arona: mais automóvel pelo mesmo dinheiro

A Seat renovou os dois modelos mais populares. Ibiza e Arona atualizaram a imagem e a lista de equipamento de série sem impacto no preço final, que se mantém inalterado

Não é comum, mas a Seat renovou as gamas Ibiza e Arona, com imagem atualizada e equipamento reforçado, sem tocar nos preços. É verdade, a partir de meados de novembro já é possível encomendar o facelift dos dois modelos, com as primeiras entregas agendadas para janeiro de 2026.

O que muda ligeiramente é a designação da versão base. Desaparece o Reference, passando os modelos a chamar-se apenas Ibiza ou Arona. As versões Style e FR continuam, com a particularidade do Arona FR poder ser encomendado com tejadilho em cor contrastante.

Em ano de efeméride, a Seat celebra o 75º aniversário, o construtor espanhol abre um novo capítulo na história dos seus dois modelos mais populares. À atualização em curso, juntar-se-á a estreia de motorizações mild hybrid a partir de 2027. Até lá, Ibiza e Arona estreiam novas grelhas dianteiras, onde o tradicional desenho hexagonal é realçado por acabamentos contrastantes mate/polido.

As novas óticas dianteiras Full LED são mais estreitas, contribuindo para alargar a imagem tanto do Ibiza como do Arona, enquanto melhoram a visibilidade e reduzem o consumo. Os faróis de nevoeiro e componentes técnicos como sensores e radares de proximidade receberam molduras em preto, contribuindo para a imagem sofisticada do novo para-choques dianteiro.

Para embelezar as laterais há novas jantes de 17 e 18 polegadas para o Ibiza e de 16 e 18 polegadas para o Arona. Disponíveis em acabamentos pintados ou maquinados, estas juntam-se à gama de jantes existente, com medidas desde a 15 até às 18 polegadas. Ainda nos lados, as versões FR contam com o respetivo logótipo gravado a laser no pilar B. Mais atrás, a traseira do Seat Ibiza recebeu um para-choques novo. As letras que compõem a designação do modelo são em alumínio escurecido.

No interior as alterações são mais subtis, centrando-se em novos tecidos e materiais de revestimento, como o forro de tejadilho mais escuro ou as molduras das saídas da climatização. O destaque vai para as versões FR da edição de lançamento que incluem bancos desportivos de série. A componente tecnológica foi revista e melhorada, com novas funcionalidades digitais. Entre estas destaque para o sistema Seat Sound, com seis altifalantes, subwoofer e amplificador de 300 W, e para o carregador sem fios com 15 W e refrigeração.

Enquanto esperam pelas motorizações mild hybrid, Ibiza e Arona mantêm uma gama focada nos blocos a gasolina. Mais simples, o Arona pode ser encomendado com motor 1.0 TSI de 95 cv e caixa manual de cinco velocidades ou com o mesmo 1.0 TSI com 115 cv e caixa manual de seis ou DSG de sete velocidades. A estas variantes do bloco de três cilindros e um litro de capacidade, o Ibiza junta a versão atmosférica 1.0 MPI de 80 cv e caixa manual de cinco velocidades. A gama Ibiza fica completa com o bloco de quatro cilindros 1.5 TSI, com 150 cv e caixa DSG de sete velocidades.