Lembra-se do M1? O coupé de motor central que arrebatou os corações dos entusiastas dos automóveis no final da década de 70 e início da de 80 do século passado? Foi o primeiro modelo a ser desenvolvido e produzido pela BMW Motorsport, tendo mantido o estatuto de “filho único” até à chegada do XM.
Apresentada em 2023, a nova coqueluche da BMW dividiu opiniões. De um lado, a crítica em geral, onde nos incluímos (ver Turbo 504), não se apaixonou pelo design nem encontrou utilidade para um SUV luxuoso com 5,10 metros de comprimento, 653 cv e 2,7 toneladas. Do outro lado, os concessionários da BMW não tiveram mãos a medir, nem unidades suficientes para satisfazer a procura. Mesmo com um preço base de 202 000 €.
Se o BMW XM já agradava a muita gente é provável que o BMW XM 50e agrade a muito mais. A razão é simples: partilha a base mecânica com o modelo mais potente, trocando o V8 4.4 de 489 cv por um V6 3.0 de 313 cv.
Em combinação com o motor elétrico de 197 cv, o mesmo do XM, o XM 50e desenvolve 476 cv, apoiados por uns saudáveis 700 Nm de binário, apenas menos 100 Nm que o topo de gama. A aceleração sobe dos 4,3 para os 5,1 segundos, mas, mais importante, o preço cai para os 154 000 €.