Foton eTunland: SUV elétrico de caixa aberta

A oferta da chinesa Foton inclui uma pick-up elétrica de cinco lugares com tração traseira que permite percorrer até 300 quilómetros entre carregamentos, em condições reais. O habitáculo é simples e funcional, sem grandes luxos ou requintes, mas o equipamento é reltivamente completo. O preço é elevado.

A oferta da chinesa Foton inclui uma pick-up elétrica de cinco lugares com tração traseira que permite percorrer até 300 quilómetros entre carregamentos, em condições reais. O habitáculo é simples e funcional, sem grandes luxos ou requintes, mas o equipamento é reltivamente completo. O preço é elevado.

Marca especializada em veículos comerciais, a Foton acaba de chegar ao mercado nacional com uma gama que compreende camiões e comerciais elétricos, assim como uma pick-up de dimensões médias, com cabina dupla e cinco lugares, que está disponível com motorização elétrica, denominada eTunland, ou diesel, Tunland.

Com um comprimento exterior de 5,34 metros, uma largura de 1,94 metros e uma altura da cabina de 1,87 metros, a Foton eTunland é baseada na sua congénere diesel, mas perdeu a tração integral porque foi necessário fazer uma adaptação na linha motriz para a transformação em veículo elétrico.

Por baixo do capot foram instalados os sistemas elétricos que vieram substituir o bloco diesel, enquanto o motor elétrico foi montado no eixo traseiro, numa posição ligeiramente abaixo do diferencial e parcialmente à vista, penalizando a altura ao solo a uns modestos 18,7 centímetros. A bateria, que tem uma capacidade de 88,6 kWh, foi instalada por baixo do chassis, solução que contribui para uma melhor distribuição de peso. 

A Foton anuncia uma autonomia de até 360 quilómetros em ciclo WLTP, mas em condições reais será de esperar um valor pouco superior a 300 quilómetros.O carregamento pode ser efetuado em corrente alterna a 11 kW em cerca de 10 horas, sendo também possível recuperar entre 20% a 100% da capacidade da bateria em 90 minutos num posto público com potência de 90 kW. A tomada de carregamento está localizada na parte central da grelha frontal, bastando pressionar na tampa para levantar.

Design interior contemporâneo

O habitáculo apresenta uma imagem idêntica ao da versão diesel. O painel de bordo oferece um design contemporâneo e conta com vários materiais, predominando os plásticos duros, mas com bom aspeto, assim como aplicações a imitar fibra de carbono e acabamentos metálicos.

A idade do projeto pode ser observada no quadro de instrumentos que ainda é analógico, contando ainda com um ecrã central digital de sete polegadas que disponibiliza uma informação clara e precisa, sobretudo para consumos e distâncias.

O volante multifunções, regulável em altura e profundidade, dispõe de comandos para regular a velocidade de cruzeiro ou o sistema de audio. O ecrã tátil central de 8” é flutuante e permite aceder ao audio, ao smartphone, à câmara traseira e às definições do veículo.

Contudo não tem compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto nem quaisquer outras funcionalidades. Por baixo encontram-se os comandos físicos da climatização, a qual também pode ser regulada no ecrã tátil.

Os comandos da consola central possuem revestimentos em plástico cor de alumínio, proporcionado uma perceção de qualidade.

Espaço generoso

Entre os bancos dianteiros encontra-se a alavanca da transmissão, os comandos do travão de estacionamento elétrico e dos modos de condução Eco e Sport. Os bancos possuem revestimento em pele sintética e costuras bordadas nos lados, conferindo um aspeto mais premium. Esses revestimentos também podem ser encontrados nos painéis das portas.

O espaço a bordo é generoso para os dois ocupantes da frente. Os assentos traseiros têm as costas direitas e permitem acomodar perfeitamente dois adultos. O lugar do meio é apertado e o espaço para as pernas também penalizado pelo túnel da transmissão.

O habitáculo dispõe de vários espaços de armazenamento, destacando-se compartimentos no apoio de braços, na consola central com função de suspensão, para bilhetes e cartões no painel de instrumentos, bolsas nas portas e porta-luvas.

A caixa de carga é semelhante ao da versão diesel, estando a dimensões em linha com a média do segmento, com um comprimento de 1,52 metros, uma largura de 1,58 metros e uma altura de 44 centímetros. A caixa de carga possui revestimento em material plástico antiderrapante e olhais de fixação. Em termos de carga útil, esta não vai além de 525 quilos

Dinâmica peculiar

O Foton eTunland não necessita de chave para ligar a ignição, encontrando-se o botão Start / Stop no lado direito do painel de bordo. O travão de estacionamento é elétrico. O banco do condutor é regulável em altura e profundidade, mas o comando é manual. O volante também é ajustável em altura e inclinação.

Dinamicamente, a condução é peculiar. O motor elétrico, com 177 cv (130 kW) de potência e 310 Nm de binário, proporciona uma agilidade razoável a um veículo que em vazio pesa quase 2,4 toneladas. A velocidade máxima está limitada a 120 km/h, pelo que a autoestrada não será propriamente um ambiente mais adequado, além do que, à semelhança da maioria das pick-up, paga Classe 2.

O ruído oriundo do motor elétrico é bastante percetível, quer no interior, quer no exterior., o que não deixa de ser estranho numa viatura com estas caraterísticas. Por sua vez, a direção é bastante leve, facilitando as manobras num veículo com mais de 5,30 metros.

A instalação do motor elétrico junto ao eixo traseiro exige algumas precauções em pisos não pavimentados, já que a altura ao solo de 19,5 centímetros não é particularmente elevada, sendo de evitar a passagem por locais mais acidentados ou com superfícies mais pronunciados, como rochas ou pedras. A marca anuncia um ângulo de ataque de 27,5º e de saída de 19º.

Em função das necessidades existem três modos de condução: Normal, Eco e Sport. Os dois últimos são ativados por botões na base da consola central. Se em plano se pode optar pelo modo Eco para obter um consumo médio de 18,0 kWh/100 km, quando o relevo se torna mais íngreme será recomendável recorrer ao Sport para garantir toda a disponibilidade de potência e binário, mas o consumo também aumenta para uns menos simpáticos 29,0 kWh/100 km.

Assistência à condução

A Foton eTunland dispõe de um sistema de travagem regenerativa, mas não é possível selecionar diferentes níveis de recuperação porque só existe um, que é de série, e até consegue ganhar alguma autonomia em descidas mais pronunciadas. Os travões de discos convencionais, por seu lado, revelaram-se esponjosos, demorando tempo a reagir.

Para apoiar a condução, o pick-up elétrica da Foton possui os equipamentos de assistência obrigatórios por lei atualmente na União Europeia com os sensores de estacionamento traseiros, assistente de travagem, sistemas de deteção de peões e reconhecimento de sinais de trânsito, regulação da velocidade cruzeiro. A câmara traseira também é de série, mas a qualidade das imagens está longe de ser das melhores.

Em termos de consumo médio, o computador registou uma média combinada de 20,0 kWh/100 km, o que se traduz num custo de 10,2€ por cada cem quilómetros em carregamento na rede pública a um preço médio de 0,501€ ou 4,06€ em carregamento doméstico a preço médio de 0,203€ (dados da UVE).

O custo total de utilização, incluindo depreciação, manutenção e custo de energia, apresenta um valor de 32,92 euros por cada cem quilómetros percorridos.

VEREDICTO

Para quem necessita de um veículo elétrico de caixa aberta com tração traseira e não faça muita autoestrada pode encontrar na pick-up eTunland uma solução interessante. O preço de venda ao público de 57 305 euros é relativamente elevado comparativamente com algumas propostas com motorização diesel e tração integral, incluindo a sua congénere Tunland G7.
Como veículo elétrico de passageiros permite a uma empresa deduzir o IVA na versão de cabina dupla de cinco lugares. A qualidade dos materiais é aceitável, mas nada de excecional, enquanto a capacidade de carga é suficiente para a maioria das utilizações, assim como a autonomia real. No fundo estamos perante um SUV elétrico com carroçaria de pick-up.

FICHA TÉCNICA

Foton eTunland

PREÇO  57 305€

MOTOR Elétrico (1)

POTÊNCIA 130 kW (177 CV)

BINÁRIO 330 NM

TRANSMISSÃO Traseira; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 5,34/1,94/1,87 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,11 M

PESO BRUTO 3200 KG

TARA 2735 KG

CARGA ÚTIL 525 KG

ACEL 0 - 100 KM 12,0 S

VEL. MAX 120 KM/H

CONSUMO WLTP 18,6 (20,0*) kWh/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 88,6 KWH

AUTONOMIA 360 KM (330 km*)

TEMPO DE CARGA 10H00 (11 KW) 30M - 20% A 100% (70 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

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