Xpeng lança jogo no para-brisa para reduzir a raiva no trânsito

A funcionalidade «Road Rage Reliever» da fabricante automóvel chinesa projeta emojis no para-brisas, criando a ilusão de que estão a ser lançados contra outros carros. A novidade da Xpeng faz lembrar o jogo Mario Kart, da Nintendo, em que os condutores podem atirar objetos aos outros concorrentes.

O CEO da empresa, He Xiaopeng, descreveu o Road Rage Reliever como um exemplo de “emoção impulsionada pela tecnologia” durante a estreia do sedan elétrico P7 da Xpeng. O sistema utiliza um botão personalizável no volante como gatilho, apoiado por câmaras integradas que identificam o veículo alvo. Quando ativado, os emojis parecem explodir no para-brisas, simulando o impacto num espaço tridimensional.

A ótica da Huawei alimenta o jogo de RA da Xpeng. O programa recorre a um ecrã de realidade aumentada de 87 polegadas de largura que se estende para além do campo de visão do condutor. Segundo os programadores, o sistema engana o cérebro, levando-o a perceber os emojis como se estivessem a flutuar a 10 metros à frente do carro, criando uma ilusão bastante convincente.

O lançamento da funcionalidade Road Rage Reliever da Xpeng ocorre numa altura em que se regista um aumento alarmante de incidentes de raiva na estrada em todo o mundo.

Em 2024, a agressividade ao volante tem crescido de forma preocupante em vários países europeus, embora não exista uma estatística única que abranja toda a União Europeia. Em França, 32% dos condutores admitem já ter embatido noutro carro, 20% reconhecem conduzir de forma mais agressiva do que o habitual e 70% confessam insultar outros automobilistas. Em Itália, 88% dos inquiridos dizem recear os condutores agressivos, enquanto metade admite insultar no trânsito; além disso, 44% recorrem à buzina de forma hostil, 30% seguem perigosamente de perto o carro da frente e 15% chegam mesmo a confrontar outros condutores pessoalmente.

No panorama europeu em geral, 76% das pessoas acreditam que a agressividade nas estradas está a aumentar, 45% já foram seguidos de perto, 13% foram forçados a sair da estrada e 10% relatam ter sido confrontados diretamente por outros automobilistas. De forma global, a perceção predominante é a de que a raiva e os comportamentos hostis no trânsito estão a agravar-se, sendo França e Itália destacados como os países mais problemáticos neste cenário.

Embora estudos sugiram que os visores heads-up podem melhorar a atenção do condutor em comparação com os ecrãs do painel, especialistas alertam que os HUD também podem causar fixação e distração. A Xpeng argumenta que o seu sistema de RA poderá, na verdade, aumentar os tempos de resposta, ao integrar imagens diretamente no ambiente da estrada.