Se os automóveis elétricos se medissem apenas pela autonomia, o Kia EV3 não dava qualquer hipótese ao Volvo EX30. Sabemos que os dados oficiais são otimistas, mas também são homologados, por isso temos de considerar a vantagem do Kia EV3 com a bateria base de 58,3 kWh (436 km) sobre o Volvo EX30 de 51 kWh (337 km). Mas estas não são as únicas baterias disponíveis. O Kia EV3 tem uma versão Long Range de 81,4 kWh a partir do nível de equipamento intermédio Tech. Um investimento de 4600 € a acrescentar aos 39 900 € do EV3 Drive amplamente recompensado pela extensão da autonomia até aos 563 km.
Pragmático, o Volvo EX30 disponibiliza baterias Extended Range desde a versão de acesso Core (39 554 €). Neste caso, ampliar a autonomia até aos 476 km custa 5351 €. Já o EX30 Plus das imagens, com um preço base de 42 568 €, exige um investimento de 5966 €. Felizmente para o Volvo, há um critério emocional que pesa tanto como dois racionais na hora de escolher qualquer automóvel: o gosto. E não nos referimos apenas à preferência por este ou aquele automóvel. Há que considerar a perceção da marca e aqui, apesar da grande evolução do construtor coreano, a vantagem está toda do lado da Volvo.