Kia EV3 vs Volvo EX30: Linhas direitas

Compacto nas formas e no preço, o Kia EV3 é um concorrente direto do Volvo EX30. Compensa as prestações ligeiramente inferiores com os 563 km de autonomia anunciados pela bateria de 81,4 kWh

Compacto nas formas e no preço, o Kia EV3 é um concorrente direto do Volvo EX30. Compensa as prestações ligeiramente inferiores com os 563 km de autonomia anunciados pela bateria de 81,4 kWh

Se os automóveis elétricos se medissem apenas pela autonomia, o Kia EV3 não dava qualquer hipótese ao Volvo EX30. Sabemos que os dados oficiais são otimistas, mas também são homologados, por isso temos de considerar a vantagem do Kia EV3 com a bateria base de 58,3 kWh (436 km) sobre o Volvo EX30 de 51 kWh (337 km). Mas estas não são as únicas baterias disponíveis. O Kia EV3 tem uma versão Long Range de 81,4 kWh a partir do nível de equipamento intermédio Tech. Um investimento de 4600 € a acrescentar aos 39 900 € do EV3 Drive amplamente recompensado pela extensão da autonomia até aos 563 km.

Pragmático, o Volvo EX30 disponibiliza baterias Extended Range desde a versão de acesso Core (39 554 €). Neste caso, ampliar a autonomia até aos 476 km custa 5351 €. Já o EX30 Plus das imagens, com um preço base de 42 568 €, exige um investimento de 5966 €. Felizmente para o Volvo, há um critério emocional que pesa tanto como dois racionais na hora de escolher qualquer automóvel: o gosto. E não nos referimos apenas à preferência por este ou aquele automóvel. Há que considerar a perceção da marca e aqui, apesar da grande evolução do construtor coreano, a vantagem está toda do lado da Volvo.

Reconhecido pela simplicidade das linhas, capazes de conceber interiores tão minimalistas como funcionais, o design sueco influenciou o estilo de ambos os modelos. As proporções equilibradas são definidas por arestas bem vincadas, onde os ângulos e os segmentos de reta predominam sobre as linhas curvas. Os extremos das duas carroçarias são marcados por grupos óticos mais ou menos intrincados, em função do nível de equipamento, sempre com tecnologia LED.

Quando menos é menos

Com 4,30 metros de comprimento, o Kia EV3 mede mais oito centímetros que o Volvo EX30. A largura e a altura são aproximadas, tal como o peso inferior aos 1900 kg. Há, no entanto, duas diferenças que, apesar de pequenas, pesam no resultado. A primeira é o coeficiente aerodinâmico. O cx de 0,26 do EV3, contra 0,28 do EX30, ajuda o modelo coreano a conseguir consumos médios mais baixos. A segunda é a distância entre eixos. A vantagem de três centímetros é suficiente para tornar os bancos traseiros do Kia mais confortáveis que os do Volvo. O espaço para as pernas não passa de razoável, ainda assim, melhor que o limitado do EX30.

Mais curto, o Volvo não tem argumentos para competir com os 460 litros da mala do Kia. O EX30 fica-se pelos 318 l, complementados por uma caixa de sete litros sob o capot. A frunk do EV3 chega aos 25 l. Com 177 mm de altura ao solo, contra 140 mm do Kia, o Volvo tem o plano de carga um pouco mais elevado e ligeiramente desalinhado com o piso da mala. O movimento elétrico do portão traseiro, cortesia do nível de equipamento Plus, facilita as operações na bagageira do EX30 que, tal como o EV3, dispõe de um amplo espaço sob o piso e rebate os bancos traseiros 40:60 para estender a superfície de carga plana até às costas dos bancos dianteiros.

Joelhadas

Apesar de optar por uma imagem exterior mais SUV, com maior altura ao solo, o Volvo EX30 senta o condutor numa posição ligeiramente mais baixa e integrada que o Kia EV3. Os dois modelos oferecem uma visibilidade frontal desimpedida e dependem das câmaras para reconhecer os limites traseiros. Curiosamente, apesar sentarem o condutor em bancos confortáveis, com as pernas ligeiramente fletidas ao melhor estilo SUV, os dois modelos colocam obstáculos na zona do joelho direito. No Kia é o seletor da caixa, instalado na coluna de direção numa posição muito baixa. No Volvo é o porta-luvas, cuja deslocação para o centro do tablier cria uma barriga.

Já muito se debateu a troca dos botões pelos ecrãs e as questões de funcionalidade associadas, motivo pelo qual nos limitamos a apresentar as soluções em confronto. De um lado, o Volvo EX30 com um tablet de 12,3 polegadas, orientado em posição vertical ao centro do tablier. Botões? Só no volante e no apoio de braço central para os vidros. Tal como no Smart, com quem partilha a plataforma, tudo o resto, da abertura do porta-luvas ao ajuste dos retrovisores, é feito no ecrã tátil, com ajuda pontual do volante.

Do outro lado, o Kia EV3 aposta num interface panorâmico composto por um par de ecrãs de 12,3 polegadas separados por um de cinco polegadas. O mostrador da esquerda é para o painel de instrumentos, o do centro para a climatização e o da direita para o entretenimento. À vantagem de não ter de olhar para a direita sempre que é necessário ter atenção ao limite de velocidade, o EV3 soma uma linha de atalhos sob o ecrã central, um botão rotativo para o volume e comandos separados para a climatização.

Não falta nada

Bem equipado desde a versão base, o Kia EV3 limita as opções à pintura metalizada. O Volvo EX30 também aposta no equipamento de série, sem descurar uma pequena lista de opcionais que começa, como vimos, com a capacidade da bateria. Os sistemas de apoio à condução são completos e competentes. E irritantes… apitam por tudo e por nada. Do limite de velocidade ao pisar involuntário do traço descontínuo, passando pela atenção do condutor, não há nada que escape ao EV3 ou ao EX30.

Travagem regenerativa e condução de pedal único também são temas comuns aos dois modelos. Tal como a integração com smartphones ou as atualizações remotas de software. O Volvo tem a vantagem estética de apresentar a versão em imagem real dos mapas do Google. Volta a haver um empate nas funcionalidades, com ambos a calcularem rotas eficientes e a sugerirem postos de carregamento.

Conduzido sem pressas, o motor de 204 cv e 283 Nm do Kia EV3 consegue facilmente médias de 12 kWh/100 km. Basta não ultrapassar os 90 km/h e rodar bastante em cidade. Em condições idênticas, o motor de 272 cv e 343 Nm Volvo EX30 não baixa dos 15 kWh/100 km. Em circuito misto a média do Kia sobe para os 17,5 kWh/100 km e a do Volvo para os 19,2 kWh/100 km. Estes valores ajustam a autonomia real do Kia EV3 para os 465 km e a do Volvo EX30 para os 333 km. Capaz de receber até 153 kW de corrente contínua e dotado de um carregador interno de 22 kW, o Volvo EX30 repõe 80% da carga em 26 minutos. Com carregador de 11 kW e capacidade máxima de carga de 128 kW, o Kia EV3 precisa de 31 minutos para atingir o mesmo resultado.

Meninos de cidade

Mais do que discutir acelerações ou as vantagens da tração traseira do Volvo EX30 face à tração dianteira do Kia EV3, importa perceber como se portam na cidade, terreno onde passarão a maioria das respetivas vidas úteis. Não desiludem. Apostam em suspensões macias e direções muito filtradas para compensar as jantes de 19 polegadas. Dos dois, o Volvo é o mais sensível às transferências de massas, contrastando com o pisar mais firme do Kia. O EV3 pode ser mais incisivo na abordagem às curvas, mas o EX30 tem os “assomos” de tração traseira que tanto apreciamos no Smart. Pode não passar de um escorregar prontamente anulado pela eletrónica, mas acontece e é o suficiente para provocar um sorriso de reconhecimento.

VEREDICTO

Será o comportamento divertido, juntamente com o peso da marca Volvo, suficiente para desequilibrar a balança em favor do EX30? Claro que sim! Quem quer um Volvo vai escolher o EX30 sem pensar duas vezes. Já aqueles que procuram um SUV compacto elétrico, com boa relação preço/autonomia e um espaço interior razoável vão fazer as contas e concluir que o Kia EV3 é a escolha acertada.