Leapmotor T03: Citadino descomplicado

Motor dianteiro de 95 cv, bateria de 37,3 kWh e 19 600 € de preço fixo. Mais simples que o Leapmotor T03 é difícil. A escolha do cliente fica limitada à cor. Podem ser três e nenhuma delas é preto

Motor dianteiro de 95 cv, bateria de 37,3 kWh e 19 600 € de preço fixo. Mais simples que o Leapmotor T03 é difícil. A escolha do cliente fica limitada à cor. Podem ser três e nenhuma delas é preto

Há automóveis simples e há o Leapmotor T03. Oriundo da China, onde a marca foi fundada em 2015, chega agora à Europa pela mão da Stellantis, que o produz na Polónia para evitar problemas com taxas aduaneiras. Com 3,62 metros de comprimento por 1,65 m de largura, o Leapmotor T03 é um citadino elétrico que aponta diretamente ao Dacia Spring (16 900 €), sem esquecer o Dongfeng Box (26 750 €), Fiat 500e (31 071 €), Mini Cooper E (35 050 €) ou Renault 5 E-Tech elétrico (25 000 €).

Ao contrário dos potenciais rivais, o Leapmotor T03 aposta na simplicidade da gama. Oferece apenas uma versão, sempre com motor dianteiro de 95 cv e bateria de 37,3 kWh. O equipamento completo inclui jantes de 15 polegadas em liga de alumínio, 12 sistemas de apoio à condução, teto panorâmico com cortina, ar condicionado ou autorradio com ligação Bluetooth. Ao gosto do cliente ficam apenas as cores, que podem ser Branco Claro, Prata Estrelada (700 €) ou Geleira Azul (700 €). Mais simples é difícil.

Graças à pegada reduzida, o Leapmotor T03 é perfeito para as voltas da cidade, manobrando sem dificuldade nas zonas históricas. Desenvencilha-se dos tuk tuk com a facilidade e a elegância de um automóvel elétrico, para quem 158 Nm de binário são mais do que suficientes. Optando por uma bateria relativamente pequena, o T03 consegue manter o peso nos 1175 kg. Também poupa nos acabamentos, que apresentam materiais em sintonia com o preço. Baratos. Só as aplicações de tecido na zona do apoio de braço das portas suavizam o toque firme de todo o habitáculo.

Compacto por fora e por dentro

Com 2,40 metros de distância entre eixos, não há muito que o Leapmotor T03 possa fazer pelo conforto dos passageiros da fila posterior. Assume a configuração 2+2 e os lugares traseiros não são tão apertados como parecem. Mas ficam lá perto. Os adultos vão encostar os joelhos às costas dos bancos dianteiros e tocar o forro do tejadilho com o cabelo. Curiosamente, o piso plano dianteiro não se prolonga para a traseira, dividida por um vinco. Mais atrás, o portão abre para uma bagageira com plano de carga estreito e acessível. Os 210 litros da mala não permitem levar muito para além de mochilas. Rebatendo as costas da fila traseira, em bloco, a capacidade aumenta para 880 l.

Na frente não há muito mais espaço. A posição de condução é razoável para um citadino, com o volante muito deitado e regulável apenas em altura. E mesmo esta é muito limitada. Os 1,65 metros de largura não deixam muito espaço para arrumação ao centro e nas portas. Os bancos de desenho integral, mais apelativo do que eficiente, estão próximos ao ponto de promover o contacto entre cotovelos.

Seguindo a tendência atual, o interior é praticamente desprovido de botões. Os sobreviventes encontram-se no volante dispersos de forma tão confusa como a organização dos menus do sistema operativo. Climatização, luzes ou modos de condução. Tudo é acionado desde o ecrã central de 10,1 polegadas, exigindo muitos passos e o desvio da atenção da estrada para o mostrador. Há rádio FM, pré-instalação de música online da Amazon Music e um sistema de navegação que não funcionava, apesar da atualização remota de software garantir que este se encontrava em dia. Também não há forma de alterar a visualização do painel de instrumentos de oito polegadas.

Sem pressas

Simplicidade. Esta perece ser a palavra de ordem do Leapmotor T03, que apresenta o ar condicionado com uma barra de temperatura à moda antiga. Progride de azul para encarnado, da esquerda para a direita, sem indicação dos graus. Felizmente, as opções relacionadas com a condução estão bem definidas. Há três modos de condução (Normal, Sport e Eco) e outros tantos de assistência da direção (Conforto, Normal e Sport), para além da possibilidade de desligar o ESC e a travagem regenerativa.

Sendo o Leapmotor T03 um elétrico marcadamente citadino, não vale a pena depositar esperanças no modo de condução Sport ou na assistência mais pesada da direção. Tempo e esforço perdidos num automóvel que precisa de 12,7 segundos para tocar os 100 km/h e não ultrapassa os 130 km/h de máxima. O melhor é optar pelas configurações mais confortáveis e desfrutar da condução descontraída, acompanhada pelo zumbido do motor elétrico, constante até perto dos 40 km/h. Acima desta velocidade desaparece, mas até a ultrapassar, ou seja, durante a maioria da condução em ambiente urbano, compete com o volume do rádio.

Entre a suspensão dianteira McPherson e o eixo traseiro de torção, o Leapmotor T03 pisa com o equilíbrio necessário para não sofrer demasiado com as irregularidades do piso. O filtro entre o volante e as rodas, tão útil sobre empedrado ou bandas sonoras, mantém-se na autoestrada, onde o T03 parece flutuar. Felizmente não anda muito depressa e conta com uma série completa de ajudas eletrónicas para produzir uma cacofonia de alertas sonoros para tudo e mais alguma coisa.

VEREDICTO

Pequeno, bem equipado e acessível. O Leapmotor T03 é o mais recente citadino da Stellantis. Um modelo tão simples como a qualidade dos acabamentos ou o funcionamento dos menus do sistema operativo. A bateria, pequena para poupar no peso e nos custos, promete 265 km de autonomia, que na realidade rondam os 225 km. O carregador interno de 6,6 kW e os 48 kW de capacidade máxima de carregamento CC permitem repor dos 30 aos 80% em 36 minutos. Valores pouco impressionantes, mas adaptados à utilização urbana prevista para o Leapmotor T03.

FICHA TÉCNICA

Leapmotor T03

PREÇO  19 600 € (20 300 € - unidade ensaiada)

MOTOR 1 X Elétrico

POTÊNCIA 95 cv (70 kW) 

BINÁRIO 158 NM

TRANSMISSÃO Dianteira

COMP./LARG./ALT. 3,62/1,65/1,58 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,68 M

PESO 1175 KG

MALA 210-880 L

ACEL 0 - 100 KM 12,7 S

VEL. MAX 130 KM/H

CONSUMO WLTP 16,3 (16,6*) kWh/100 km

CAPACIDADE BATERIA 37,3 kWh

AUTONOMIA 265 KM (225 KM*)

TEMPO CARGA 6H (11 KW)  

POTÊNCIA MÁX. CC 6,6 kW

* Medições Turbo

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Equipamento

Preço

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Autonomia

Mala

Habitabilidade