Skoda Elroq RS: Ambição desportiva

O novo Skoda Elroq RS apresentado recentemente no centro de testes Aurel Polygon no norte da República Checa, chega ao mercado português com preços a partir de 42.329 euros, posicionando-se como a versão mais desportiva do SUV compacto elétrico da marca.

Equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro esta versão RS debita uma potência combinada de 340 cv e conta com tração integral.

O motor dianteiro tem 109 cv, enquanto o traseiro fornece 286 cv, garantindo uma distribuição equilibrada da potência.

O carregamento rápido em corrente contínua (DC) suporta até 185 kW, permitindo recuperar dos 10% aos 80% em 26 minutos.

540 km de autonomia

O modelo segue a mesma linguagem de design Modern Solid, com linhas aerodinâmicas e estruturadas, destacando-se pela Tech-Deck Face, faróis full LED Matrix e lettering Skoda no capot.

A aerodinâmica foi otimizada e permite um coeficiente de resistência de 0,26, melhorando a eficiência energética.

No interior, o espaço é bem distribuído, com materiais sustentáveis e tecnologia integrada.

O painel digital de 13 polegadas e o sistema de infotainment atualizado garantem uma experiência de condução simples, agradável onde não falta informação, enquanto os bancos desportivos com função de massagem e o ar condicionado de três zonas aumentam o conforto.

A bateria de 84 kWh assegura uma autonomia de até 540 km (ciclo WLTP), permitindo viagens longas sem comprometer a eficiência.

Para além desta versão mais desportiva a gama do Elroq oferece três opções de bateria: 55 kWh, com autonomia até 374 km; 63 kWh, com autonomia até 449 km e 82 kWh, que permite percorrer até 579 km.

O carregamento AC de 11 kW demora cerca de oito horas, tornando-o adequado para carregamentos domésticos ou em postos públicos.

O mais rápido da Skoda

Ao volante do Elroq RS, a aceleração imediata e a distribuição de potência entre os eixos garantem uma boa estabilidade em curva.

A suspensão adaptativa (DCC) além de garantir um comportamento desportiva à medida das circunstâncias graças a um conjunto alargado de parâmetros individuais, filtra as irregularidades da estrada sem comprometer a ligação ao piso.

Entretanto o bom isolamento acústico reduz o ruído externo, melhorando a experiência a bordo.

O sistema de assistência à condução, incluindo Adaptive Lane Assist, Cruise Control Adaptativo Preditivo e Emergency Assist, aumenta a segurança e o conforto.

O Skoda Elroq RS combina um design funcional, tecnologia avançada e desempenho eficiente.

Este modelo posiciona-se como uma alternativa para quem procura condução dinâmica sem abrir mão da sustentabilidade.

A marca reforça a ideia de que a eletrificação pode ser compatível com prazer de condução e prestações cativantes como a aceleração dos 0-100 km em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima por uma questão de sustentabilidade energética não ultrapassa os 180 km/h.