Vendas de carros na Europa sobem 5,9% em julho, melhor em 1 ano

As vendas de automóveis novos na Europa registaram em julho o maior avanço em mais de um ano, com uma subida de 5,9% para 1,09 milhão de unidades, impulsionadas sobretudo pelo forte crescimento dos veículos eletrificados, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

O crescimento surge apesar da confiança frágil dos consumidores e da pressão regulatória sobre a indústria automóvel.

O segmento dos veículos eletrificados foi o principal motor da recuperação. Na União Europeia, os registos de carros elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais dispararam 39,1%, 14,3% e 56,9%, respetivamente, representando quase 60% das vendas no bloco. Foi a maior subida desde 2023 para os BEV e para os PHEV.

Alemanha impulsiona mercado; França, Itália e Reino Unido em queda

A Alemanha destacou-se com aumentos de 58% nos BEV e 83,6% nos PHEV, após a apresentação, em junho, de um novo plano de incentivos para compensar a eliminação de subsídios no ano passado.

Espanha (+17,1%), Polónia (+16,5%) e Áustria (+31,6%) também registaram fortes subidas.

Em contraste, França (-7,7%), Itália (-5,1%) e Reino Unido (-5%) registaram quebras.

Tesla perde terreno; BYD ganha espaço

Apesar do crescimento no mercado de elétricos, a Tesla perdeu quota de mercado pelo sétimo mês consecutivo, caindo 40,2% em vendas e reduzindo a sua fatia de 1,4% para 0,8%.

A chinesa BYD, que passou a constar dos dados mensais da ACEA, avançou 225,3% e conquistou 1,2% do mercado europeu, ultrapassando a Tesla.

Entre os grandes fabricantes europeus, a Volkswagen e a Renault cresceram 11,6% e 8,8%, enquanto a Stellantis registou uma queda de 1,1%.

Pressão regulatória e riscos para a indústria

A indústria automóvel europeia, que representa milhões de empregos e é vital para a economia do bloco, enfrenta concorrência agressiva da China, novas tarifas dos EUA e custos crescentes para cumprir metas ambientais da União Europeia.

Na quarta-feira, o CEO da Mercedes-Benz e presidente da ACEA, Ola Källenius, assinou uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertando que a meta de emissões zero para carros até 2035 já não é viável sem uma revisão profunda da estratégia.