Škoda atualiza Enyaq o seu primeiro SUV elétrico

O Škoda Enyaq chega a Portugal mais equipado, com novidades ao nível do design, aerodinâmica, infotainment e preços a começarem nos 41 438 euros.

Com a intenção de uniformizar o design da sua gama, os dois elétricos da fabricante checa partilham agora a mesma identidade visual. Visto de frente, o atualizado Enyaq pode ser confundido com o Elroq. Ambos utilizam a nova linguagem de design Modern Solid, com a frente a que a marca chama de Tech-Deck Face.

Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Škoda Enyaq alia um design moderno, tecnologia avançada e diversas opções de motorização, oferecendo soluções adequadas a diferentes perfis de condutores. Projetada especificamente para veículos elétricos, esta plataforma permite uma distribuição equilibrada do peso e um centro de gravidade baixo, o que melhora a dinâmica de condução.

Gama de motorizações para todos os perfis

Em Portugal, o Enyaq está disponível com três motorizações: Enyaq 60 possui um motor traseiro de 204 cv e bateria de 63 kWh; o Enyaq 85 oferece 286 cv com uma bateria de 82 kWh; o Enyaq 85x dispõe de tração integral com dois motores e potência combinada de 286 cv.

As capacidades de bateria variam entre 63 e 82 kWh, — a maior com funcionalidade de carregamento bidirecional —, proporcionando autonomias de até 446 km e 558 km e 596 km, respetivamente nas versões coupé (ciclo WLTP). Em termos de carregamento, suporta corrente alternada (AC) até 11 kW, permitindo repor a carga entre 6 a 8 horas, e corrente contínua (DC) até 175 kW, o que permite carregar dos 10% aos 80% em cerca de 28 minutos.

Design aerodinâmico e sofisticado

O design exterior segue a linguagem “Modern Solid” da Škoda, com destaque para a grelha “Tech-Deck Face”, faróis Matrix LED e uma faixa luminosa que une os faróis dianteiros. As jantes, com dimensões entre 19 e 21 polegadas, contribuem para um coeficiente aerodinâmico de 0,245 — um dos melhores entre os SUV elétricos.

Dentro do Enyaq, o interior é espaçoso e ecológico, com utilização de materiais sustentáveis como couro curtido com extrato de folha de oliveira e tecidos produzidos a partir de redes de pesca e garrafas recicladas. O painel digital de 5 polegadas e o ecrã central de infotainment de 13 polegadas garantem uma experiência tecnológica mais rápida e atualizada. A bagageira oferece 585 litros de capacidade, podendo chegar aos 1.710 litros com os bancos traseiros rebatidos.

No breve contacto dinâmico que a revista Turbo teve durante a apresentação nacional, em andamento, o Enyaq 2025 destaca-se pela sua condução suave e silenciosa. O motor elétrico oferece uma aceleração progressiva e linear, ideal tanto para ambientes urbanos como para autoestrada.

No modelo testado, foi notório o conforto proporcionado pela suspensão equipada com amortecedores adaptativos – DCC (opcional), ao absorver eficazmente as irregularidades do piso sem comprometer a dinâmica do veículo. Mesmo em velocidades mais elevadas, o Enyaq manteve-se composto, oferecendo uma experiência de condução relaxada, mas envolvente. A direção progressiva de relação variável (outro opcional), é precisa, com bom feedback, transmite ao condutor uma boa sensação de controlo e ainda facilita nas manobras.  

Autonomia otimizada para viagens longas

Em termos de autonomia, o novo Enyaq 2025 vem com melhorias no sistema de gestão da bateria, permitindo uma autonomia realista a rondar os 500 km (na versão com o acumulador de maior capacidade). O carregamento rápido DC permite recuperar 80% da carga em cerca de 30 minutos, o que torna as viagens longas mais práticas.

Em Portugal, os preços começam nos seguintes valores: Enyaq 60, nos 33 690 euros + iva; Enyaq 85, nos 40 195 euros + iva; Enyaq Sportline 60, nos 37 300 euros + iva; e o Enyaq Sportline 85, nos 41 415 euros + iva.