Não é uma novidade que o número de mortes nas estradas nacionais é muito elevado em comparação com o resto dos membros da União Europeia.
De acordo com os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), desde o início deste ano e até ao dia 31 de agosto registaram-se 312 vítimas mortais em acidentes rodoviários, menos 15 que em igual período de 2018 e menos 22 do que em 2017.
Segundo a mesma fonte, nos meses de junho a agosto deste ano registaram-se um total de 120 vítimas mortais nas vias nacionais.
Apesar de alto, este número representa um decréscimo de 25 mortes em relação a igual período de 2018 e de 29 em relação a 2017.
No relatório enviado às redações, a ANSR deixa, no entanto, um conjunto de recomendações para que estes números trágicos continuem a decrescer.
As autoridades insistem na proibição de bebidas alcoólicas quando se conduz, de não conduzir mais de oito horas por dia, de fazer pausa entre 10 a 15 minutos a cada duas horas, e de não usar o telemóvel ou qualquer dispositivo eletrónico, nem ultrapassar os limites de velocidade.