Porsche 963 recupera lema “nada é perfeito”

O Porsche 963 ficará para a história como um dos desportivos de maior sucesso da marca alemã, ganhando em 2024 quase tudo o que havia para vencer nas competições oficiais em que participou, levando o construtor alemão a recuperar o mítico lema “Nada é perfeito”. Le Mans continua a ser pedra no sapato...

A temporada de 2024 ficará na história da Porsche como uma das mais bem sucedidas de sempre nas competições de resistência. No seu segundo ano com o Porsche 963, a marca alemã ganhou sete dos oito títulos possíveis com a equipa oficial Porsche Penske Motorsport. A base deste resultado foi a melhoria contínua da estrutura da equipa, assim como a fiabilidade e prestações do protótipo híbrido com 700 cv.

Em 2024, o Campeonato do Mundo de Resistência FIA (WEC) foi conquistado pelos pilotos oficiais Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor (Bélgica). Além disso, no Campeonato IMSA WeatherTech Sports Car, o construtor levou para Estugarda todos os títulos possíveis. Este ano, a Porsche só perdeu o primeiro lugar na classificação de construtores com o 963 por uma diferença mínima de... dois pontos.

“Nada é perfeito”. Já utilizamos este lema em 1983 que só um outro fabricante apareceu entre os dez primeiros das 24 Horas de Le Mans”, sorri Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

Há 41 anos, a Porsche imortalizou o resultado de Le Mans com este título num registo lendário, em que apareciam oito carros de competição da marca alemã nas primeiras oito posições da classificação geral e também na décima. Apenas um Sauber BMW se conseguiu intrometer entre a armada da Porsche.

Resultado amargo em Le Mans

Em 2024, não foi possível concretizar a tão aguardada 20ª vitória absoluta em Le Mans, mas os resultados da temporada não deixaram de ser verdadeiramente impressionantes.

“Foi um ano de grande sucesso”, explica Thomas Laudenbach. “Com o Porsche 963 e a nossa equipa global Porsche Penske Motorsport ganhamos sete dos oito títulos possíveis num ambiente muito competitivo. Este resultado deixa-me cheio de orgulho e é uma recompensa bem merecida pelo trabalho duro de todas as pessoas envolvidas, tanto nas sedes da nossa equipa em Mannheim e Mooresville, como no centro de desenvolvimento em Weissanach e, naturalmente, nos circuitos. Levamos o Porsche 963 ao mais alto nível num espaço curto de tempo”.

Desenvolvimento contínuo

No dia 16 de dezembro de 2020, a Porsche anunciou o regresso às categorias superiores dos campeonatos de resistência mais importantes do mundo. A decisão foi baseada pela introdução de um conjunto de normas comuns para os veículos superiores (LMDh) pelas autoridades da IMSA e WEC.

Os passos seguintes foram dados em maio de 2021, com o anúncio da colaboração com a Penske como equipa operacional e a escolha da Multimatic como parceiro para os chassis. Algum tempo depois foi tomada a decisão de utilizar um motor V8 de 4,6 litros, recentemente utilizado também numa configuração híbrida no superdesportivo de estrada 918 Spyder. As raízes do propulsor de elevadas rotações vinham, no entanto, mais de trás, designadamente do protótipo de competição Porsche RS Spyder da década de 2000.

O novo Porsche 963 viu a luz do dia pela primeira vez a 13 de janeiro de 2022 durante uma apresentação em Weissach. As provas realizadas ao longo de mais de 30 mil quilómetros constituíram a base para a estreia mundial em competição, que ocorreu nas 24 Horas de Daytona em janeiro de 2023.

Temporada de estreia

A prova clássica de resistência norte-americana abriu as hostilidades. O Porsche 963 tinha demonstrado um enorme potencial desde o início, mas era necessário continuar nas áreas da fiabilidade e nas provas. Apesar do protótipo com o número sete ter iniciado a corrida na primeira fila da grelha e conseguiu efetuar muitas voltas na frente, os dois carros oficiais da Porsche não conseguiram melhor do que um sétimo e oitavo lugares no final, o que constituiu uma desilusão.

Na corrida WEC de Sebring, nos Estados Unidos, também não conseguiu alcançar o resultado pretendido, tendo os Porsche terminado na quinta e sexta posições. Contudo, a partir daí, as melhorias constantes introduzidas levaram a uma subida vertiginosa da curva de rendimento.

No campeonato IMSA, a Porsche obteve o primeiro pódio na segunda corrida e a primeira vitória chegaria na prova seguinte em Long Breach. Seguiram-se outros triunfos, como em Road America, e uma dobradinha em Indianápolis. A Porsche só teve de admitir por pouco a derrota no campeonato na última prova em Road Atlanta. No WEC também se obtiveram os primeiros pódios, mas a vitória continuava a fugir nesta categoria.

“Os resultados, especialmente em Le Mans, não estiveram à altura das nossas expetativas. Quando a Porsche participa na categoria máxima só pode ter um objetivo que é a vitória”, comenta Thomas Laudenbach.

“As experiências de 2023 derem-nos uma grande lista de deveres para a curta pausa de inverno. Conseguimos otimizar a fiabilidade e as prestações do carro, assim como a estrutura da equipa”, explica Urs Kuratle, diretor de competição da equipa oficial de LMDh. “Após um trabalho incrivelmente duro chegamos a Daytona em janeiro de 2024 e ganhámos. Essa foi a chave. Ficou demonstrado: era possível fazê-lo”.

Primeiro sinal

Os trabalhos exaustivos de perfeccionismo colocaram a Porsche no caminho da vitória. No início da temporada do IMSA, as 24 Horas de Daytona em janeiro, ganhou o carro número sete com os pilotos oficiais Matt Campbell (Austrália9, Felipe Nasr (Brasil) e os norte-americanos Dane Cameron e Josef Newgarden. “Foi então que tudo começou a funcionar realmente bem”, refere Dane Cameron.

A faísca inicial no campeonato IMSA também fez deflagrar as chamas para o WEC. Na etapa inaugural, no Qatar, os dois Porsche 963 terminaram em primeiro e terceiro. Aquele foi o primeiro triunfo na temporada.

“O grande fim de semana do Qatar confirmou que podíamos competir com os outros LMDh no WEC e também vencer os Hypercar LMH. Isso foi importante”, afirma Urs Kuratle. Em ambos os campeonatos, a Porsche e os pilotos oficiais lideraram a classificação geral desde o início. A temporada de 2024 começou com força e teve mais feitos brilhantes, o que se traduziu em sete títulos”.

No IMSA foram alcançadas quatro vitórias em nove corridas. Com a exceção de Indianápolis, pelo menos um Porsche 963 da equipa oficial subiu ao pódio em todas as provas. A recompensa bem merecida foi a conquista do título de construtores pela Porsche, a Porsche Penske Motorsport o de equipas e os pilotos oficiais Felipe Nasr e Dane Cameron o de pilotos.

Três títulos mais o troféu IMSA Michelin Endurance Cup asseguraram um palmarés impecável nos Estados Unidos. Aquele troféu independente integra as cinco provas mais extensas do ano: Daytona, Sebring, Watkins Glen, Indianápolis e Road Atlanta.

Título de pilotos

No WEC, a Porsche Penske Motorsport conquistou a vitória no Qatar e Fuji (Japão). Em Imola (Itália), Spa-Francorchamps (Bélgica), São Paulo (Brasil) e Sakhir (Bahrein), os pódios foram acompanhados por muitos pontos para o Campeonato do Mundo.

No final da temporada, Kevin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor sagraram-se campeões de pilotos na última prova. A Porsche, por seu lado, falhou o título de construtores por apenas dois pontos.

“Podemos olhar para trás e ver uma temporada cheia de sucessos”, resume Thomas Laudenbach com grande satisfação. “Porém gostaríamos de ter conquistado o título de construtores, assim como a 20ª vitória absoluta em Le Mans. Estes são agora os nossos principais objetivos para a temporada de 2025”.

Le Mans é objetivo para 2025

Após a decepcionante estreia do 963 em Le Mans no ano de 2023, o Porsche demostrou uma evolução considerável este ano. Contudo, a vitória voltou a fugir. A primeira posição na grelha de Kevin Estre, as muitas voltas na liderança da corrida, assim como a quarta e sexta posições na classificação final são um certificado desse progresso.

A prova mais extensa em França constituiu uma prova das melhorias significativas no campo da fiabilidade. Uma das novidades consistiu no novo desenho da cambota em 90º, já que na sua análise da temporada de 2023, a Porsche identificou as vibrações do motor como causa provável de falhas no sistema híbrido.

Após o triunfo em Daytona e o comportamento estável nas 24 Horas de Le Mans tinha ficado claro que os experientes engenheiros da Porsche em Weissach tinham encontrado uma solução funcional, rápida, rentável e fiável que permitia ao Porsche 963 encarar os anos vindouros com confiança.

“A vitória ou o pódio em Daytona, no Qatar ou em Spa não significam necessariamente o sucesso em Le Mans. Sempre o soubemos, mas infelizmente este ano sentimo-lo na pele”, comenta Jonathan Diuguid, diretor executivo da Porsche Penske Motorsport. “Portanto, o objetivo para 2025 está claramente definido: queremos a vitória em Le Mans!”

No próximo ano, a Porsche Penske Motorsport participará na maior corrida de resistência do mundo em França com, pelo menos, duas equipas oficiais. Todos os envolvidos querem dar mais um recorde à Porsche com a 20ª vitória nessa prova.

“Apesar de todos os êxitos deste ano há uma pequena corrida em França que todos querem ganhar. Ainda não conseguimos…”, salienta Urs Kuratle, pensando no principal objetivo da temporada de 2025.