Os veículos das marcas Audi, Dacia, Ford, MG, Opel, Peugeot, Renault, Tesla, Voyah e Volkswagen foram avaliados quanto à proteção em colisões, prevenção de acidentes e segurança após impactos.
A Euro NCAP realizou testes de segurança em 16 novos automóveis, reafirmando o seu compromisso contínuo em melhorar a proteção de todos os utentes das estradas.
Os veículos das marcas Audi, Dacia, Ford, MG, Opel, Peugeot, Renault, Tesla, Voyah e Volkswagen foram avaliados quanto à proteção em colisões, prevenção de acidentes e segurança após impactos.
Vários modelos alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas: o Audi A5 PHEV (2024), Audi Q5, Volkswagen Tayron, MG MG5 EV, Tesla Model 3, Toyota C-HR PHEV (2024) e o novo Voyah COURAGE. O Kia EV3 também atingiu essa classificação quando equipado com o pacote de segurança opcional. Já o renovado Renault 4 (2024) elétrico, o Ford Tourneo Custom (incluindo a versão elétrica), o Kia EV3 (sem pacote de segurança), o Opel Grandland, os Peugeot 3008 e 5008 e o Volkswagen Transporter obtiveram quatro estrelas. O Dacia Bigster (2024), – novo SUV do segmento C da marca romena –, recebeu apenas três estrelas.
A Euro NCAP avalia a segurança dos veículos por meio de testes de impacto frontal, lateral e traseiro, além de medir a proteção a peões e a eficácia dos sistemas de prevenção de colisões com veículos e utentes vulneráveis. Estes ensaios oferecem uma visão abrangente da segurança automóvel, considerando não só os ocupantes, mas também os riscos para outros utentes da estrada, como peões e condutores de veículos em colisões.
Uma tendência preocupante identificada nos testes é o aumento do peso dos veículos. Nos últimos 10 anos, os automóveis vendidos na Europa ficaram, em média, 100 kg mais pesados, impulsionados pela popularidade dos SUV – que representaram 54% das vendas em 2024 na Europa e 33% no Reino Unido – e pela transição para modelos elétricos. Este fenómeno, conhecido como “car bloat” (automóveis insuflados), tem suscitado debate público devido às suas implicações para a segurança e o impacto ambiental.
Desde 2020, a Euro NCAP introduziu o teste “Mobile Progressive Deformable Barrier”, ou Barreira Móvel de Deformação Progressiva, que simula uma colisão frontal com outro veículo médio (1400 kg) a 50 km/h, com uma sobreposição de 50%. Este teste não avalia apenas a proteção dos ocupantes, como também analisa a capacidade destrutiva do veículo em relação a outros carros.
Através da análise da desaceleração e da deformação da Barreira Móvel, a Euro NCAP avalia a “compatibilidade” dos veículos. Modelos que causam desacelerações muito elevadas ou deformações excessivas na Barreira são considerados menos compatíveis, indicando maior risco para os ocupantes de outros veículos.
No teste mais recente, apesar de todos os 16 veículos demonstrarem boa proteção aos seus próprios ocupantes, alguns mostraram-se potencialmente perigosos para outros em colisões frontais. O Audi Q5, com um peso de 2245 kg, apresentou fraca compatibilidade, com elementos da sua estrutura dianteira considerados excessivamente agressivos. O Volkswagen Tayron, também um SUV médio, teve desempenho semelhante neste aspeto.
Este não é um caso isolado: modelos como BMW iX, Land Rover Defender, NIO ES8 e Polestar 2 já haviam sido penalizados anteriormente por má compatibilidade. Outros, como o Mazda CX-60 e CX-80, foram elogiados por integrarem estruturas que absorvem e distribuem eficazmente a energia de impacto, demonstrando boas práticas de design.
Importa destacar que uma fraca compatibilidade não significa que o veículo seja inseguro. O Audi Q5 e o Volkswagen Tayron, por exemplo, compensaram essas falhas com excelentes desempenhos nas restantes categorias de segurança, garantindo assim a classificação de cinco estrelas.
A Euro NCAP apela à indústria automóvel para que continue a investir no desenvolvimento de estruturas que reduzam os danos em colisões, especialmente entre veículos de diferentes massas. Testes como o MPDB são fundamentais para impulsionar estas melhorias. Com um dos programas de avaliação mais exigentes do mundo, a Euro NCAP garante que os consumidores europeus continuem a ter acesso aos veículos mais seguros do mercado.