Euro NCAP: Resultados dos testes a 16 novos automóveis

A Euro NCAP realizou testes de segurança em 16 novos automóveis, reafirmando o seu compromisso contínuo em melhorar a proteção de todos os utentes das estradas.

Os veículos das marcas Audi, Dacia, Ford, MG, Opel, Peugeot, Renault, Tesla, Voyah e Volkswagen foram avaliados quanto à proteção em colisões, prevenção de acidentes e segurança após impactos.

Resultados das classificações

Vários modelos alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas: o Audi A5 PHEV (2024), Audi Q5, Volkswagen Tayron, MG MG5 EV, Tesla Model 3, Toyota C-HR PHEV (2024) e o novo Voyah COURAGE. O Kia EV3 também atingiu essa classificação quando equipado com o pacote de segurança opcional. Já o renovado Renault 4 (2024) elétrico, o Ford Tourneo Custom (incluindo a versão elétrica), o Kia EV3 (sem pacote de segurança), o Opel Grandland, os Peugeot 3008 e 5008 e o Volkswagen Transporter obtiveram quatro estrelas. O Dacia Bigster (2024), – novo SUV do segmento C da marca romena –, recebeu apenas três estrelas.

Metodologia de testes

A Euro NCAP avalia a segurança dos veículos por meio de testes de impacto frontal, lateral e traseiro, além de medir a proteção a peões e a eficácia dos sistemas de prevenção de colisões com veículos e utentes vulneráveis. Estes ensaios oferecem uma visão abrangente da segurança automóvel, considerando não só os ocupantes, mas também os riscos para outros utentes da estrada, como peões e condutores de veículos em colisões.

O aumento do peso dos veículos

Uma tendência preocupante identificada nos testes é o aumento do peso dos veículos. Nos últimos 10 anos, os automóveis vendidos na Europa ficaram, em média, 100 kg mais pesados, impulsionados pela popularidade dos SUV – que representaram 54% das vendas em 2024 na Europa e 33% no Reino Unido – e pela transição para modelos elétricos. Este fenómeno, conhecido como “car bloat” (automóveis insuflados), tem suscitado debate público devido às suas implicações para a segurança e o impacto ambiental.

O teste de compatibilidade MPDB

Desde 2020, a Euro NCAP introduziu o teste “Mobile Progressive Deformable Barrier”, ou Barreira Móvel de Deformação Progressiva, que simula uma colisão frontal com outro veículo médio (1400 kg) a 50 km/h, com uma sobreposição de 50%. Este teste não avalia apenas a proteção dos ocupantes, como também analisa a capacidade destrutiva do veículo em relação a outros carros.

Através da análise da desaceleração e da deformação da Barreira Móvel, a Euro NCAP avalia a “compatibilidade” dos veículos. Modelos que causam desacelerações muito elevadas ou deformações excessivas na Barreira são considerados menos compatíveis, indicando maior risco para os ocupantes de outros veículos.

Exemplos de boas e más práticas

No teste mais recente, apesar de todos os 16 veículos demonstrarem boa proteção aos seus próprios ocupantes, alguns mostraram-se potencialmente perigosos para outros em colisões frontais. O Audi Q5, com um peso de 2245 kg, apresentou fraca compatibilidade, com elementos da sua estrutura dianteira considerados excessivamente agressivos. O Volkswagen Tayron, também um SUV médio, teve desempenho semelhante neste aspeto.

Este não é um caso isolado: modelos como BMW iX, Land Rover Defender, NIO ES8 e Polestar 2 já haviam sido penalizados anteriormente por má compatibilidade. Outros, como o Mazda CX-60 e CX-80, foram elogiados por integrarem estruturas que absorvem e distribuem eficazmente a energia de impacto, demonstrando boas práticas de design.

Importa destacar que uma fraca compatibilidade não significa que o veículo seja inseguro. O Audi Q5 e o Volkswagen Tayron, por exemplo, compensaram essas falhas com excelentes desempenhos nas restantes categorias de segurança, garantindo assim a classificação de cinco estrelas.

Apelo à indústria automóvel

A Euro NCAP apela à indústria automóvel para que continue a investir no desenvolvimento de estruturas que reduzam os danos em colisões, especialmente entre veículos de diferentes massas. Testes como o MPDB são fundamentais para impulsionar estas melhorias. Com um dos programas de avaliação mais exigentes do mundo, a Euro NCAP garante que os consumidores europeus continuem a ter acesso aos veículos mais seguros do mercado.