Este é o X2 da McLaren que prevê o futuro da F1

Texto: Miguel Policarpo
Data: 9 Junho, 2018

Confuso? Apesar da nomenclatura, em nada este X2 remonta para o segmento dos SUV, tal como é utilizada pela BMW. Um monolugar de Fórmula 1, o McLaren X2 é o vislumbre da marca de Woking para o futuro da competição.

O McLaren X2 é um monolugar de Fórmula 1 concebido pela marca que serve de previsão para o futuro da competição. Neste estudo, é privilegiado consideravelmente o fator da aerodinâmica, com as rodas e o cockpit protegidos e selados. Também a segurança e a eficiência são melhorados nesta conceção, uma vez que, por exemplo, a temperatura das travagens e do motor seria recuperada sob energia elétrica.

Além de este modo de eficiência energética, também painéis solares e baterias “microscópicas” seriam integrados na estrutura. Em conjugação com a aerodinâmica ativa e uma eventual estrada que carregasse os monolugares por indução, a tecnologia e a sustentabilidade caminhariam “de mãos dadas”. Mas a revolução tecnológica não se esgota nestes parâmetros.

O McLaren X2 seria capaz de monitorizar a atividade cerebral, detetando níveis de cansaço e de hidratação do piloto. A realidade aumentada também faz parte do plano, sendo que algumas funções do monolugar controladas por gestos.

E parecia o aumento do tamanho das rodas já por si algo de muito diferente para a realidade da Fórmula 1…

Partilhar