VW California XXL para os fãs do autocaravanismo

A Volkswagen está atenta ao fenómeno do auto-caravanismo, que também começa a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal.

Só este ano já se venderam 60 unidades da California no nosso país, com a receita global a crescer 25%. Mas a marca alemã quer mais e talvez por isso tenha decidido ‘alargar’ o conceito com uma versão XXL que será apresentada este fim-de-semana, no Salão de Dusseldorf.

Além das maiores dimensões, a California XXL distingue-se pelo interior inovador com duche retrátil, o elevado teto panorâmico para melhor luminosidade e a existência de camas em dois pisos, servindo desta forma as necessidades de uma família.

Este concept próximo da versão final para comercialização prefigura o irmão mais alto da bem sucedida California. Baseado na recentemente introduzida Volkswagen Crafter, dá mais espaço para as famílias, introduzindo uma casa de banho multi-funcional e um teto panorâmico.

A nova Crafter introduziu uma série de inovações no chassis, suspensões, direção, aerodinâmica que, de acordo com a Volkswagen, tornam a sua condução fácil e segura como a de um pequeno veículo de passageiros. A California XXL tem a distância entre eixos mais curta da Crafter com 3.6 m, com um comprimento de 6,23 m. A altura é de 2,9 m. Em consequência disso o interior tem uma altura livre de 2,2 m.

O interior inclui sala de estar, casa de banho, cozinha e quartos para 4 pessoas. Os bancos da frente são rotativos, permitindo a criação de uma sala de estar ou de jantar para 4 pessoas.

A casa de banho é extensível para permitir a funcionalidade do duche. Um lavatório retrátil com espelho e prateleiras é a garantia de ser facilmente utilizável, bem como uma sanita de chão. No teto acessível por escada há uma cama para duas pessoas e a parte de trás permite a montagem de uma cama para outras 2 pessoas.

Leia também: Eis o Volkswagen T-Roc, o novo membro da Autoeuropa!

A cozinha fica ao lado da porta de correr lateral, permitindo um acesso facilitado ao lavatório, fogão e frigorifico. Não faltam as obrigatórias ligações externas a eletricidade e águas limpas e sujas.

A recetividade dos clientes a esta viatura será estudada no Salão de Dusseldorf, pressagiando a futura introdução no mercado. A California atual com base na carroçaria T6 tem registado um sucesso explosivo nas vendas, tanto na Europa como em Portugal. Em 2016 venderam-se cerca de 12.000 unidades e este ano prevê-se ultrapassar as 16.000, o que representará um crescimento superior a 25%.

Portugal não é exceção neste caminho de sucesso e em 2017 deverão ultrapassar-se as 70 unidades.

Leia também: Por dentro dos segredos da Volkswagen

Partilhar