Publicidade

Volvo promete forte redução dos plásticos

Texto: Nuno Fatela
Data: 19 de Junho, 2018

A necessidade de reduzir o uso deste material de elevado impacto ambiental tem vindo a ser trazido para a debate público por organizações ambientais, governos e meios de comunicação como a National Geographic. Agora tambéma Volvo está na luta contra os plásticos, e decreta uma importante redução na utilização deste material ao longo dos próximos anos com a aposta na reciclagem.

No início do mês de junho o tema da poluição causada pelos plásticos voltou a estar em destaque, quando se descobriu que estavam oito quilos deste material no estômago de uma baleia de morreu na Tailândia após de um prolongado combate pela sobrevivência. Essa situação veio novamente despertar consciências e reforçar os esforços envidados de organizações ambientais, governos e também meios de comunicação social como a National Geographic (faz capa da presente edição com este tema) para que se evite a utilização deste produto criado a partir de combustíveis fósseis. Agora também a Volvo está na luta contra os plásticos, e para o demonstrar criou um XC60 muito mais amigo do ambiente.

O objetivo da marca sueca é reduzir em 25% a utilização de novos plásticos nos automóveis até meio da próxima década, substituindo-os por materiais reciclados. O que representa uma dupla vantagem, pois reduz a produção deste material e simultaneamente aumenta à sua reciclagem, evitando que acabe por se tornar simplesmente mais poluição em terra ou nos oceanos. Para demonstrar como a Volvo está na luta contra os plásticos, foi criado um XC60 Plug-In à imagem do que os modelos do fabricante nórdico podem vir a ser em 2025, no que se refere aos materiais utilizados.

Assim, a consola central é feita com materiais reciclados a partir de cordas e redes de pesca (um produto que tem asfixiado tartarugas e outros mamíferos marinhos com frequência), enquanto os tapetes são feitos a partir de restos da indústria têxtil e de garrafas de plástico (aproveitamos para recordar que a eliminação destes recipientes, pela substituição por cantis e garrafas de metal é considerada fulcral para a redução do consumo deste material). Já para os bancos a opção foi também pela reciclagem de garrafas de plástico, enquanto os materiais de antigos bancos ganharam uma nova vida como material isolante sob o capot do carro.

 

Mas a consciência ambiental do fabricante nórdico não se fica por aqui e aplica-se também a outros impactos ambientais do seu processo produção. Por exemplo, para combater os gases poluentes conseguiu já que a sua fábrica de Skövde atingisse, em janeiro de 2018, a neutralidade ao nível do carbono emitido. E o XC60 Plug-In agora apresentado representa apenas parte da forma como a Volvo está na luta contra os plásticos, pois a marca também anunciou recentemente que até final de 2019 vai deixar de ter este material em todos os eventos que realize e cafetarias da empresa.