Volkswagen Golf ganha motor 1.5 TSI de 130 cv

Texto: Miguel Policarpo

A Volkswagen alargou o catálogo do Volkswagen Golf com o novo motor 1.5 TSI de 130 cv, uma versão a juntar à de 150 cv do mesmo bloco. Este novo propulsor já está disponível no mercado e pode ser associado a uma caixa manual de 6 velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades.

O Volkswagen Golf conhece uma nova versão, já disponível,  com o novo motor 1.5 TSI de 130 cv. Este motor a gasolina de 4 cilindros, injeção direta e common-rail permite uma gestão ativa dos 4 cilindros (ACT) e desenvolve o binárimo máximo de 200 Nm logo às 1400 rpm, graças ao turbocompressor de geometria variável da turbina (VTG). O fabricante alemão indica que o propulsor é ágil em toda a faixa de rotações, até às 4000 rpm, e é silencioso, consumindo menos gasolina e emitindo menos emissões poluentes.

Os consumos anunciados são de 4,9 l/100 km na versão de caixa manual de 6 velocidades. A Volkswagen indica que o motor dispõe da função ‘Coasting’, que desliga o motor: “a velocidades até 130 km/h, e em combinação com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem ou manual de 6 velocidades, o motor corta completamente sempre que o condutor levanta o pé do acelerador”. Uma bateria de iões de lítio assegura o fornecimento de energia a equipamentos como o limpa para-brisas, faróis e sistema de áudio.

Com esta nova versão de motor,  a velocidade máxima do Golf é de 210 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h demora 9,1 s.

Leia também: Novo VW Golf, com vídeo e alguns preços

Partilhar