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Versões Scout e RS reforçam gama Skoda Octavia

Texto: António Amorim
Data: 14 de Abril, 2017

A marca checa que em tempos foi a “low cost” do grupo Volkswagen continua o seu ascendente de afirmação. Agora chegou a vez de reforçar a gama Octavia com duas versões específicas: a aventureira Scout, só na configuração break, e a desportiva RS, carro e carrinha.

As novas versões já podem ser encomendadas mas as primeiras unidades só começarão a ser entregues em Portugal no início do próximo verão.

A Scout distingue-se bem por fora, com as proteções plásticas em toda a periferia inferior e distância ao solo aumentada em 3 cm face à Octavia “normal”.

Menos evidente por fora mas decisivo para a condução é o sistema de tração integral electrónico de série, com XDS+ e modo off-road no sistema de programações de condução Driving Mode Selection. As Scout também têm controlo de descidas acentuadas HDC e controlo da aceleração em subidas, para não queimar a embraiagem no caso da versão 2.0 TDi de 150 CV, equipada com caixa manual de seis velocidades.

Numa sessão de testes com situações fora-de-estrada verificámos as capacidades da Scout para percorrer caminhos agrestes e ultrapassar algumas situações inacessíveis a veículos sem estes dotes.

A boa distribuição electrónica da tração por cada uma das quatro rodas, associada à elevada rigidez estrutural, permitem-lhe digerir sem dificuldades situações de acentuado cruzamento de eixos sem que a perda de contacto de duas rodas (cruzadas) com o solo a impeça de continuar a progredir.

Igualmente eficaz é o controlo da travagem roda a roda, realizado de forma automática pelo HDC, que permite descer declives acentuados e escorregadios em que o condutor apenas necessita de se preocupar com a direcção.

Embora esteja bem dotada em termos de tração, a Scout não pode ser encarada como um veículo de todo-o-terreno, pois apesar de ter a “barriga” 17,1 cm afastada do chão, os seus ângulos de ataque e saída (16,6 e 14,5, respectivamente) não lhe permitem enfrentar obstáculos salientes e a longa distância entre eixos limita-lhe imenso o ângulo ventral.

Entretanto, se gosta do conceito e aprecia as tradicionais qualidades de espaço interior (especialmente atrás e uma mala com 610 litros) e elevado nível de equipamento da Skoda Octavia Break, vá pensando nos preços: a versão Scout mais barata será a 2.0 TDi de 150 CV 4x4, a partir dos 42 164€ com caixa manual de seis relações, mas também fica disponível a 2.0 TDi de 184 CV 4x4, por 46 256€, esta com caixa automática DSG de dupla embraiagem e 6 velocidades.

RS agora com 230 CV

Já no que diz respeito à alternativa desportiva Skoda Octavia RS, a escolha pode ser feita entre o carro ou a carrinha e entre o motor 2.0 TSi a gasolina, o mesmo bloco com turbo do Golf GTi, agora com 230 CV de potência (mais 10 CV que no Octavia RS anterior) e o 2.0 TDi mais potente (184 CV).

Se não consegue tirar a ideia da carrinha, então fique a saber que os preços da RS a gasolina começam nos 41 250€ que, com este motor, traz sempre a caixa DSG. Já a escolha da versão diesel permite optar pela caixa manual (39 593€) ou pela automática de dupla embraiagem (43 873€).

Se prefere o carro tem a vantagem de poupar uns cobres para ter a mesma agilidade dinâmica, já que neste caso os números ficam cerca de mil euros abaixo.

O Octavia RS distingue-se pelos para-choques específicos nas parte inferior, pelas dupla ponteira de escape trapezoidal, pelo chassis rebaixado em 15 mm quando comparado com o Octavia “normal”, pela direcção com assistência progressiva e suspensão pilotada DCC (Dynamic Chassis Control) opcional, a permitir três níveis de dureza dos amortecedores. De série é o Driving Mode Selection, nos RS a incluir um modo de condução Sport.

O controlo de estabilidade tem três níveis de atuação, nunca podendo desligar-se por completo, como comprovámos em vários testes na pista com piso molhado.

Enquanto a versão 2.0 TSi anuncia uma aceleração de 0-100 km/h em 6,7 segundos, a versão 2.0 TDi faz o mesmo em 7,9 segundos.

No habitáculo dos Octavia RS encontramos bancos desportivos forrados a Alcantara com o logótipo RS e 10 escolhas para as cores da iluminação ambiente. O volante desportivo também ostenta o logo “RS”.