Um SUV mais familiar – Peugeot 5008

Texto: Marco António

Com chegada a solo nacional marcada para junho, o novo Peugeot 5008 estará disponível desde 32380€.

A Peugeot substituiu o monovolume 5008 por um modelo completamente novo que conserva o mesmo nome mas tem uma carroçaria tipo todo-o-terreno.

No fundo é um 3008 mais comprido e com mais dois lugares. A fórmula “dois em um” é a mesma que a Nissan usou para o Qasqhai e o X-Trail, uma solução que acompanha a moda dos SUVs. Este é um segmento que tem crescido significativamente em todo o continente europeu com enorme sucesso.

Com mais dois lugares, o 5008 tem também mais habitabilidade e uma mala bastante mais generosa que o 3008. Tudo o resto é igual, desde o equipamento até às motorizações, passando pelos dois tipos de transmissão (manual e automática).

Nesta apresentação realizada em Portugal, destaque para o motor 1.2 PureTech de 3 cilindros e 130 CV associado à caixa automática. Uma combinação que revelou ser muito agradável e uma boa alternativa ao motor 1.6 BlueHDi de 120 CV , uma opção interessante para quem realiza muitos quilómetros por ano. Apesar da “guerra” que se avizinha aos diesel, estes são ainda os motores que as pessoas preferem.

Para além de espaçoso, o 5008 tem um interior original graças a várias inovações que vão desde à instrumentação digital programável conhecido por sistema i-Cockpit até numerosos dispositivos high-tech de conforto e segurança.

Embora exteriormente o 5008 tenha o aspeto de todo-o-terreno, a verdade é que a marca francesa não oferece nenhuma versão com tração total. Em vez disso oferece um sistema de motricidade reforçada “Advanced Grip Control”. Com este sistema pode otimizar a tração em função da aderência (Normal, Neve, Lama, Areia e desligar o ESP). Outra ajuda importante é o “Hill Descent Control” que permite manter o veiculo a muito baixa velocidade (3 Km/h) nas descidas mais ingremes. Estas são apenas duas das numerosas ajudas à condução que poderá ler com maior detalhe na próxima edição da Turbo

Com chegada a Portugal prevista para junho os preços variam entre os 32 380 euros e os 46 220 euros conforme as motorizações (1.2 Puretech de 130 CV, 1.8 BlueHdi de 120 CV e 2.0 BlueHdi de 150 e 180 CV), o tipo de transmissão (manual e automática) e e o nível de equipamento (Active, Allure, GT Line e GT).

 

Partilhar