Publicidade

Tudo o que já se sabe do Lamborghini Urus

Texto: Nuno Fatela
Data: 18 de Outubro, 2017

O novo modelo da Lamborghini tem apresentação marcada apenas para o último mês do ano, mas já existem algumas certezas sobre o revolucionário SUV de Sant’Agatta Bolognese.

O SUV da Lamborghini será, a par com o Mercedes Project One, um dos mais aguardados modelos do ano. Se no caso do superdesportivo germânico o interesse residia na passagem das tecnologias da Fórmula 1, neste modelo a curiosidade explica-se pela expetativa da presença do fabricante transalpino de superdesportivos no segmento SUV. A promessa é o surgimento de uma categoria à parte, os SSUV, através de um modelo que irá representar a expansão da marca, podendo abrir portas para a chegada posterior também de um desportivo de quatro portas. A ideia passará por dividir a oferta da Lamborghini entre os superdesportivos puros e modelos com maior habitabilidade e utilização quotidiana, mas sem comprometer a herança de altas performances deixada pelo Sr Ferrucio. Com a promessa já feita de arrebatar ao Alfa Romeo Stelvio o recorde do SUV mais rápido de Nurburgring, tudo indica que esse objetivo será cumprido.

1º Turbo - Será o primeiro Lamborghini turboalimentado, utilizando um V8 4.0L Twinturbo de 650CV.
Este motor não é o mesmo propulsor de oito cilindros que foi desenvolvido pela Porsche para o grupo VW, mas um bloco exclusivo de Sant’Agatta Bolognese
1º Híbrido - Para aqueles que queiram associar altas performances e eficiência, o Urus será o único Lamborghini híbrido
Rápido - A promessa de superar os 300 km/h e o anúncio de que será o SUV mais rápido em Nurburgring ajudam a assegurar que terá altas doses de emoções fortes, tal como os restantes desportivos da marca italiana
Plataforma partilhada - Ao contrário do motor, a arquitetura será partilhada com outros SUVS de topo do Grupo VW.
No entanto, a versatilidade desta plataforma é confirmada pela utilização em modelos tão diversos como o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e o Audi Q7
200.000€ - O preço base deverá estar abaixo deste valor, para não o tornar inacessível a um público mais vasto.
Este preço explica-se pela pretensão de que o Lamborghini Urus seja fulcral para o aumento de vendas da marca
3500 - Unidades fabricadas por ano a partir de 2019. Mais um exemplo da importância estratégica, pois significa que o Urus sozinho duplica a produção da marca, que fez 3500 desportivos em 2016
4 de Dezembro - Data de revelação
4 - Além de explorar um novo segmento, pode introduzir uma nova estratégia com quatro modelos. A ideia passa por ter dois superdesportivos puros e dois modelos com maior habitabilidade e de utilização mais quotidiana, um SUV e um desportivo de quatro portas
002 - Após o louco projeto do Rambo-Lambo LM-002 dos anos 80, o Urus representa o regresso da marca aos SUVS
160000 - Metros Quadrados que ocupam agora as instalações da Lamborghini em Sant´Agatta Bolognese, após ter duplicado de tamanho para a prevista chegada do Urus
13 - Superfícies diferentes em que o comportamento do SUV pode ser testado na nova pista de testes. Entre as novidades estão ainda uma nova divisão de fabrico de motores e uma área para os acabamentos de todos os Lamborghini
18 - Meses que foram precisos para concluir a expansão da fábrica da Lamborghini, que ainda assim se mantém com neutralidade de carbono da produção alcançada em 2015