Toyota lidera consórcio de dados

Texto: André Bettencourt Rodrigues

 

A Toyota Motor Corporation juntou-se ao gigante dos chips computacionais Intel e a outras empresas de tecnologia com o objetivo de formarem um consórcio que crie um ecossistema de dados para ser utilizado nos automóveis conectados. A revelação foi feita pelos japoneses e indica que a Ericsson, Denso e NTT também fazem parte do grupo, designado “Automotive Edge Computing Consortium”.

A ideia passa por desenvolver um sistema de dados que suporte serviços como a condução inteligente, criação de mapas com dados em tempo real ou dispositivos de auxílio ao condutor com base na computação em rede, em que essa informação se encontra disponível numa cloud gigante. À medida que os automóveis vão sendo dotados destas novas capacidades, da manutenção na faixa de rodagem à condução autónoma, utilizam cada vez mais informação, incluindo os locais onde o condutor se encontra e as estradas por ele utilizadas.

Leia também: Como a América está no centro do carro do futuro

 

 

A informação gerada entre os veículos e a cloud que os armazena deva atingir os 10 exabytes por mês em 2025, um número cerca de 10 mil vezes superior ao que sucede neste momento, desvenda a Toyota. Ainda há poucas semanas a Toyota e a Mazda anunciaram que iriam trabalhar em conjunto na produção de carros elétricos e conectados, o que prova bem o interesse dos fabricantes nesta matéria.

 

Partilhar