Toyota é líder na mudança do planeta

Texto: Nuno Fatela

A marca nipónica foi uma das distinguidas na lista da Revista Fortune, integrando o Top-10 no ranking das “Empresas que querem mudar o mundo”.

A Toyota pode ter perdido recentemente a liderança mundial de vendas que teve durante vários anos, mas continua a ser o nº1 do sector automóvel em outras áreas. Segundo o artigo publicado pela Revista Fortune, o fabricante nipónico é o 8º classificado no ranking das “Empresas que querem mudar o mundo”. Esta lista pretende destacar as líderes nas mais diversas áreas que pretendem mudar o mundo para melhor, através da resolução de problemas sociais e ambientais, colocando mesmo esta transformação como parte essencial da sua estratégia e ação. Entre as 50 companhias que integram este ranking apenas surge mais uma empresa do mundo automóvel, com a Volvo colocada na 28ª posição.

 

A Fortune explicou os motivos para colocar a Toyota no Top-10 destes líderes da mudança do mundo, destacando o papel no campo da proteção do ambiente. Aqui são destacados desde logo os 10 milhões de híbridos já comercializados, mas também a chegada do Mirai movido a hidrogénio e cujas patentes podem ser utilizadas sem qualquer custo até 2020. Junta-se ainda a investigação em curso para as baterias sólidas destinadas a veículos elétricos, que se espera poder oferecer mais segurança e autonomia para estes automóveis a partir da próxima década.

Partilhar