Publicidade

‘The Stig’ estabelece recorde… em trator

Texto: Miguel Policarpo
Data: 23 de Março, 2018

O famoso ‘The Stig’ da série Top Gear estabeleceu um recorde mundial de velocidade aos comandos de um trator.

Quando o tema de uma conversa se centra em recordes mundiais de velocidade dificilmente entre os primeiros veículos mencionados figura um trator. Mas, graças à incontornável personagem da série de televisão Top Gear, o The Stig, também este tipo de veículos passa a ser referido. A bordo do batizado por “Track-tor”, o piloto cuja identidade é sempre um mistério, atingiu a velocidade de 140.2 km/h, um novo recorde mundial.

A anterior marca pertencia era de 129.87 km/h e foi estabelecida em Vuojärvi, na Finlândia, em 2015. Para superar essa velocidade, o ‘The Stig’ conduziu um trator concebido pelo centro tecnológico Top Gear Agricultural. O “Track-tor” integra um motor V8 de 5.7l da Chevrolet, capaz de debitar potências de 500cv. Entre outras especificações, destacam-se ainda os gigantescos pneus de 54” e… a cor laranja estilo Lamborghini da carroçaria.

O representante oficial da Guinness World Records no local, Jack Brockbank, confessou que foi “surreal” ver um trator atingir esta velocidade. Já Matt LeBlanc, um dos apresentadores do programa, revela que, como proprietário de quatro tratores, é um entusiasta por este tipo de veículos . O ator diz ainda que, com este “trak-tor”, acaba-se o problema das filas de trânsito que têm origem na lenta circulação dos tratores, acelerando também a atividade agrícola.

“Quando Lewis Hamilton se reformar, é isto que ele vai conduzir!”, acrescenta LeBlanc. O recorde será transmitido no próximo episódio do programa.

Fonte e créditos das fotografias – Top Gear