TOYOTA AURIS 1.2 TURBO


Data: 4 de Junho, 2017

O velho slogan de que veio para ficar confirma-se! O Toyota Auris 1.2 Turbo mantém intactas as qualidades da marca japonesa, agora mais ao gosto dos clientes.

Os motores a gasolina estão a ganhar terreno aos diesel, inclusive nos segmentos onde tradicionalmente estes são maioritários. Um dos exemplos mais recentes é o motor 1.2 Turbo de 116 CV proposto pela Toyota para o Auris. Reúne as mais modernas tecnologias, como a injeção direta que, combinada com a sobrealimentação, dá uma força extra e um funcionamento muito linear e progressivo numa faixa de regimes que vai das 1500 rpm até quase às 5600 rpm.

E se no passado recente um dos problemas dos motores a gasolina eram os consumos, a atual geração consegue não só uma redução significativa dos valores médios como não se desvia muito dessa média quando puxamos um pouco mais pelo motor. Com a aproximação do preço do gasóleo à gasolina é natural que a tendência se inverta na preferência dos clientes, que crêem ter nos diesel um melhor negócio quando muitas vezes tal não acontece.

Para além de proporcionar baixos consumos, este motor 1.2 Turbo goza de uma grande fiabilidade ao mesmo tempo que garante boas prestações. Detentor de uma potência que se coloca ao nível do motor 1.2 Puretech ou mesmo do novo motor de 3 cilindros agora usado pela Opel no Astra, o Auris tem ainda a vantagem de proporcionar um nível de conforto elevado, graças a uma suspensão traseira totalmente independente. O Auris é dos poucos carros deste segmento a ter no eixo traseiro uma suspensão tipo multilink e, por isso, não é de estranhar que o comportamento dinâmico tenha outro sabor. Um sabor tanto mais agradável quanto o preço proposto, que ronda os 23 mil euros. Só é pena que o equipamento não acompanhe o que de melhor a concorrência oferece. Apreciado pela qualidade e fiabilidade, o Toyota Auris começa a ser igualmente apreciado por um design mais europeu, ainda que o êxito neste domínio não seja consensual.

 

Ensaio publicado na Revista Turbo 414, de março de 2016

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. 

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