AUDI A1 SPORTBACK 1.4 TDI ACTIV KIT

Texto: Marco António / Fotografia: José Bispo

As versões especiais costumam ser bom negócio por juntarem um lote de quipamento à versão base. Neste caso, se somarmos o preço do que o A1 Activ Kit propõe a mais, o cliente fica a ganhar 150 euros.

Por mais 2800 euros que a versão base do A1 1.4 TDi, a Audi propõe um conjunto de opções que vão desde as jantes especiais de 17” até ao sistema MMI, passando pelos farolins traseiros LED, sensores de luz e de chuva, pacote media, computador de bordo, Bluetooth e ainda outras pequenas “lembranças”. Se somarmos o preço de cada uma delas verificamos que o cliente poupa 150 euros. Não sendo muito, podemos considerar que o esforço talvez valha a pena. E dizemos talvez porque a tudo isso acresce um nível de qualidade que supera os seus adversários generalistas que, por menos, garantem o mesmo nível de equipamento.

Para além do equipamento que enumerámos, esta versão especial do A1 acrescenta uma decoração exterior específica, como é o caso das embaladeiras laterais num tom prata, a faixa decorativas no arco do tejadilho, no porta-bagagens e nas cavas das rodas, bem como os retrovisores e a parte inferior do para-choques dianteiro pintados no mesmo tom.

Mas como dissemos, esta versão especial do A1, quando comparada com os seus adversários generalistas mais diretos vale mais por outros tributos que pelo pacote de equipamento extra. Desde logo pela qualidade, seguido de um motor 1.4 TDi de 3 cilindros que, não sendo muito silencioso, tem consumos muito interessantes. Mais do que os 90 CV, o binário de 230 Nm logo às 1500 rpm garante um desempenho em cidade muito agradável. Só é pena a suspensão um pouco dura penalizar o conforto quando a estrada é mais irregular.

Em compensação a estabilidade em curva é muito boa, assim como a agilidade, devido às dimensões compactas do A1 Sportback. Graças às cinco portas a acessibilidade é boa, mas a habitabilidade traseira não é tão desafogada quanto outros modelos de dimensões semelhantes. Também a mala fica aquém de outras realizações. Mesmo assim é possível ampliar o espaço se rebatermos parcial ou totalmente o banco traseiro. O A1 não é um familiar, mas é um carro de cidade que tem uma grande desenvoltura em estrada.

VEREDITO

A mais-valia desta série especial não é tanto o que o cliente ganha ao dar mais 2800€ por um pacote extra de equipamento, mas o que ganha nas qualidades intrínsecas de um Audi, independentemente do seu tamanho. Isto porque os genes da marca alemã estão lá todos, com especial destaque para a qualidade, a segurança e o comportamento dinâmico.

 

Artigo publicado originalmente na Revista Turbo nº 426, de março de 2017

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.

Esta metodologia não se aplica a este ensaio. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial.