Mobieco

Tesla quer patentear sistema de troca de baterias

Texto: Nuno Fatela

A ideia é bastante simples e permite trocar as baterias em apenas 15 minutos. Falta apenas saber se esta solução poderá tornar-se real antes que as novas tecnologias das baterias e sistemas de carregamento a tornem obsoleta

A Tesla recuperou recentemente uma ideia que já tinha apresentado pela primeira vez em 2013, e que passa pela utilização de um sistema de troca de baterias dos carros em apenas 15 minutos. Como o desenho seguinte demonstra, a marca recorre a uma plataforma elevatória, permitindo a funcionários trabalhar debaixo da viatura e fazer a mudança. Esta seria uma solução para evitar longas esperas nos locais onde não existam os ‘supercarregadores’, e pode ainda resolver o problema das múltiplas paragens demoradas que prolonguem ainda mais viagens que já sejam bastante longas, evitando maior acumulação de cansaço no condutor.

Apesar da intenção da Tesla inscrever uma patente para este sistema de troca de baterias, existem no entanto situações que o podem tornar obsoleto ainda antes de começar a ser implementado, devido às inovações no campo da mobilidade elétrica. Um exemplo desse futuro está no Porsche Mission E, que utilizando a carga rápida a 350kW poderá garantir uma carga de 80%, o equivalente a 400km, precisamente nos mesmos quinze minutos e sem intervenções no carro. Além disso, a prevista expansão do número de veículos elétricos a circular pelas ruas deve ter impacto ao nível das infraestruturas de carregamento, com a progressiva introdução de postos para lidar com a maior procura por parte dos proprietários. Uma última questão prende-se com a própria plataforma da Tesla, já que teria de ser encontrada uma solução para facilitar a remoção e troca com total segurança das baterias e sem impacto ao nível da proteção do automóvel e deste componente.

Fonte: autoblog

 

Partilhar