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Hyundai apresenta tecnologias vanguardistas no CES

Texto: Miguel Policarpo
Data: 9 de Janeiro, 2018

Além da apresentação da nova geração do Nexo, a Hyundai vai ao CES 2018 mostrar um conjunto de soluções tecnológicas modernas. Integrando a casa, a mobilidade e a saúde, as tecnologias da Hyundai promove novos recursos inteligentes.

Incontornavelmente, o novo Nexo é o destaque da Hyundai no Consumers Electronic Show de 2018, mas o fabricante não se fica por aqui. Sob o tema ‘Conectado à Futura Mobilidade’, as tecnologias da Hyundai inovadoras estão presentes na nova geração do veículo alimentado por células de combustível de hidrogénio. Esta fonte de energia pode ser utilizada em aplicações na habitação, segundo a ideia ‘Hydrogen Life Vision’ da marca.

“Ainda que seja difícil individualmente a uma companhia prever como é que as novas alterações poderão ter impacto no futuro da indústria, todos nós entendemos que os desafios tecnológicos e as inovações são um processo constante que vai continuar até atingirmos uma mobilidade na sociedade de máxima conveniência, zero acidentes e sem emissões”, referiu Woong-Chul Yang, Vice-Presidente do Departamento da Hyundai de Desenvolvimento e Procura, antevendo a acrescida importância das tecnologias propostas pela marca.

O hidrogénio é uma fonte que a Hyundai pretende unir entre o carro e a casa. A marca sul-coreana imagina o Nexo a fornecer energia, mostrando as capacidades que o hidrogénio oferece, que ultrapassam o uso para a condução convencional. Vários objetos de uma casa poderão receber energia através do automóvel e a Hyundai propõe inclusivamente o uso da água proveniente das emissões do carro para atividades relacionadas com a rega. O automóvel serviria como um género de conversor, produzindo água para diferentes utilizações.

A ‘Hydrogen Life Vision’ oferece também vantagens para a rede energética, uma vez que, funcionando em complemento, evita o sobrecarregamento da rede nos períodos em que a utilização é mais acentuada. Enquanto o tanque de hidrogénio estiver cheio, diz a Hyundai, todos os aparelhos que recorram a electricidade estarão salvaguardados. A ligação entre o automóvel e a habitação estende-se através de um conceito igualmente explorado pela Nissan, o ‘V2G’ (vehicle to Grid), em que o automóvel pode fornecer energia à casa, por exemplo, durante as horas em que a tarifa é mais cara.

A tecnologia ao serviço da saúde e da simplificação do dia-a-dia

E para a saúde também há benefícios. Uma vez que os sistemas como o FCV da Hyundai necessitam de ar puro para funcionar correctamente, o Nexo poderá remover 99,9% das partículas de pó do ar, servindo como um autêntico purificador. Significa, portanto, que sempre que o carro estiver em movimento, o Nexo estará a tornar melhorar as condições do ambiente à sua volta.

No que respeita ao habitáculo, as tecnologias da Hyundai do futuro estão patentes no que a marca designa por ‘Intelligent Personal Cockpit’. Do sistema de reconhecimento de voz ‘Artificial Intelligence’ (AI), ao sistema ‘Internet of Things’ (IOT), passando pela funcionalidade de deteção de stress do condutor. O sistema AI permite que os passageiros controlem funções através da voz, como é o caso do ar condicionado, da abertura do teto de abrir e do fecho de portas. E sincronização com a habitação está assegurada também neste modo, com a possibilidade do condutor ligar e desligar as luzes de casa a partir do carro, bem como transferir a música que está a ouvir no automóvel para o sistema de som da habitação.

A tecnologia de voz está desenvolvida ao ponto de o sistema reconhecer os separadamente os comandos a partir da mesma frase. O condutor poderá, por exemplo, solicitar informação sobre as condições meteorológicas do dia seguinte e, na mesma frase, pedir que sejam desligadas as luzes da sala de estar da casa. O sistema irá reconhecer os dois pedidos.

O ‘Intelligent Personal Cockpit’ é também proativo, prevendo as necessidades do condutor e transmitindo informação útil – como é o caso de relembrar que o condutor de que o mesmo tem uma reunião agendada, pelo que sugere uma hora de partida para o destino, tendo em consideração as condições de trânsito do momento.

Um outro exemplo das tecnologias da Hyundai presente no cockpit inteligente proposto pela marca é a ‘Wellness Care’. Esta função, que funciona a partir de dois sensores colocados no volante e no banco, monitoriza as pulsações do condutor, detetando possíveis alterações, o que pode significar ansiedade ou stress. Se os sensores constatarem alterações consideráveis nos valores, o sistema pode conetar-se via on-line a um médico ou simplesmente alterar a playlist do rádio e as luzes para um ambiente mais relaxante.

As tecnologias da Hyundai a mostrar no CES antevêem o futuro da mobilidade, integrando noções aparentemente desconexas da realidade automóvel.