Tecnologia de chassis digital, uma realidade em 2019

Texto: Miguel Policarpo
Data: 15 Maio, 2018

Uma revolucionária tecnologia de chassis digital chegará durante o próximo ano. A suspensão proativa do carro conseguirá anular o movimento da carroçaria em superfícies irregulares e curvas.

A empresa de engenharia Clearmotion concebeu a tecnologia de “chassis digital”, um desenvolvimento que tem o rótulo de ser “o sistema proativo mais rápido” que existe. Disponível a partir do próximo ano, o chassis digital “oferece um nível quase instantâneo de isolamento”, perceptível desde o momento “em que se conduz os primeiros três metros”, garantiu Shak Avadhany, CEO da empresa em entrevista ao Autocar.

Explicou o responsável que a tecnologia converte os amortecedores do carro em atuadores, possibilitando que este componente responda ativamente em função das condições de estrada. Avadhany sublinha que este produto da Clearmotion chamou à atenção de cinco fabricantes, embora não tendo revelado quais.

“No nosso sistema, equipamos os amortecedores com uma válvula ativa que permite que o fluído interno entra e saia”, precisou Shak Avadhany. O sistema “Dispõe de acelerômetros em tempo real, que lêem a informação da estrada e reagem instantaneamente, com motores a proporcionarem ao carro uma qualidade a bordo inigualável”.

Este sistema integrará os veículos já em 2019, embora numa escala comedida. Um ano depois entrará no mercado em massa. A tecnologia da Clearmotion já foi adaptada a um BMW Série 5. A empresa foi fundada em 2008 por três estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre eles Avadhany, que assegura que este sistema de chassis digital será concebido tendo em consideração o preço.

Leia também: Tecnologia Pirelli coloca pneus a comunicar com o veículo

Partilhar