Suzuki anuncia e-Survivor Concept para Tóquio

Este aventureiro modelo é a principal novidade anunciada pela marca nipónica para o Salão automóvel da capital japonesa, mas além do e-Survivor Concept também vão ser revelados mais três concepts da marca em diversas vertentes distintas. Ainda ontem fechou portas o Salão de Frankfurt e já se começa a fazer a contagem decrescente para outra das mais famosas reuniões automóveis do ano, neste caso em Tóquio. A "jogar em casa, a principal novidade da Suzuki é um aventureiro modelo que procura herdar a identidade do Vitara e do Jimny, mas que apresenta uma motorização elétrica, o e-Survivor. Além disso, um pequeno off-roader X-Bee (lê-se Cross-Bee), em três modalidades distintas, as duas variantes do furgão Spacia e o veículo de transporte Tiger Ichi são também concepts com apresentação confirmada no Salão de Tóquio. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-09.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-07.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-10-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-08.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-041111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/suzuki-tokyo-2017-0422222.jpg]

e-Survivor Concept

A maior novidade da marca sueca, é o aventureiro e futurista protótipo que pode ver na foto de abertura deste artigo. Este Suzuki e-Survivor Concept elétrico tem por base um quadro em escada, quase já não utilizado nos automóveis modernos e com uma "travessa" ao centro para aumentar a rigidez estrutural. A imagem é inspirada nos modelos Vitara e Jimny, e procura também ter maior aptidão para a condução fora de estrada, algo para que contribuem as extremidades bastante curtas e abertas, com para-choques diminutos, enquanto as grandes cavas das rodas permitem grandes ângulos de ataque e de saída. A imagem deste e-Survivor concept tem outros destaques, pois além do visual muito peculiar da dianteira e traseira, também salta à vista a opção pela transparência para a zona das portas, em que ainda não fica claro como se vai processar o acesso ao interior. A utilização das mais recentes tecnologias de iluminação também tem lugar neste protótipo, com uma grelha e assinatura visual circular em LEDS. Mas neste campo sobressai especialmente a luz azulada nas jantes, que remete para a colocação de um motor elétrico por cada roda para obter a tração integral.  

X-Bee, Spacia e Tiger Ichi

A Suzuki também leva ao Salão de Tóquio mais três protótipos, que surgem em modalidades distintas. O mais apelativo é, provavelmente, o X-bee, definido como um "crossover-wagon compacto com a habitabilidade de um SUV". Além da sua versão base, com pintura amarela, surge ainda numa combinação mais vocacionada para o off-road 'Outdoor Adventure' com beige e painéis de madeira para a carroçaria, e ainda outra vertente mais focada numa condução urbana, com preto, amarelo e um teto contrastante em branco, que tem o nome de 'Street Adventure'. Além disso, também os modelos mais adaptados para a vertente profissional vão estar em foco no espaço da Suzuki para Tóquio. Assim encontramos desde logo o pequeno furgão Spacia Concept, acompanhado de uma variante de estilo mais agressivo para a grelha e o que é descrito como um design mais luxuoso, a Spacia Custom concept. A finalizar as estreias da marca encontramos um veículo comercial, o Carryb Light Tiger Ichi, que além de ser uma viatura destinada às entregas também vai oferece um vasto potencial de utilizações como carro de lazer, segundo avança a Suzuki.