Publicidade

SUVs a hidrogénio são com a Hyundai


Data: 18 de Agosto, 2017

Meses antes da apresentação oficial da sua gama de SUV ecológicos, que corresponde a uma nova estratégia de marca onde não falta um ataque cerrado à Toyota na Europa, a Hyundai revela o estilo e capacidades de um novo veículo a hidrogénio.

Leia também: Daimler continua a investir no hidrogénio

Ainda sem nome, o modelo incorpora o compromisso da marca para com uma nova era de desenvolvimento de veículos ecológicos.

Quarta geração do Sistema fuel cell

O novo SUV apresentado é o segundo modelo a hidrogénio da Hyundai a ser produzido para comercialização após o ix35 Fuel Cell (Tucson Fuel Cell em alguns mercados) e incorpora a quarta geração de tecnologia fuel cell a hidrogénio.

Eficiência do sistema fuel cell

Ao melhorar a performance do fuel cell, reduzir o consumo de hidrogénio e otimizar os componentes chave, a eficiência do veículo melhora bastante quando comparada com o antecessor: exibe um nível de eficiência de 60%, uma melhoria de 9% relativamente aos 55,3% do ix35.

Com a eficiência do sistema otimizada, para o novo modelo prevê-se uma autonomia de cerca de 800 km num único carregamento (de acordo com o ciclo NEDC, o que corresponde a 580km com base nos standards de teste coreanos).

Performance (potência máxima)

A potência máxima deste novo modelo tem um aumento de 20%, comparada com o modelo anterior, ostentando uns impressionantes 163cv de potência. Este SUV fuel cell também apresenta melhorias na sua capacidade de arranque em frio, ultrapassando as dificuldades que os veículos fuel cell enfrentam em trabalhar a temperaturas abaixo do ponto de congelação.

O veículo foi otimizado para ser utilizado em -33 graus Celsius, ao incorporar componentes chave na pilha de combustível desenvolvida pela Hyundai. Para além de melhorar as capacidades do novo modelo, os componentes melhorados – tais como a MEA (conjunto de elétrodo e membrana) e placas bipolares – ainda permitiram reduzir os custos de produção.

 

 

Resistência

Ao empregar tecnologia de catalisadores de elevada resistência, o novo SUV movido a hidrogénio assegura ainda maior longevidade que o seu antecessor.

Armazenamento de hidrogénio

A próxima geração de veículos a hidrogénio revela melhorias significativas na densidade do depósito. O conjunto do depósito compreende agora três recipientes de igual dimensão, em oposição a dois de tamanhos diferentes.

Atingiu-se uma capacidade gravimétrica do tanque de referência (massa de armazenamento de hidrogénio por peso do tanque) através de inovações na configuração do revestimento de plástico e eficiência do padrão de camadas, o que resultou na redução de espessura.

Design futurista inspirado pela natureza

O novo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle – Veículo Elétrico Fuel Cell) herdou características do FE Concept, que foi exibido no último Salão Automóvel de Genebra.

O novo modelo evolui sob o design do concept anterior, adotando formas orgânicas e fluidas, inspiradas na natureza – nomeadamente na água, a única emissão do modelo – com um design minimalista que enfatiza a sua natureza não poluente.

Leia também: Os elétricos e híbridos do Salão de Genebra