Este SUV também quer ir a Marte

Texto: Nuno Fatela
Data: 10 Fevereiro, 2018

Os criadores do Partisan One dizem que estão dispostos a fabricar vários exemplares do quadrado SUV para Elon Musk. Com garantia de 100 anos, ele pode ser deixado em várias caixas de peças nas viagens a Marte e depois ser facilmente montado e utilizado pelos primeiros colonizadores.

Inóspito é um dos adjetivos utilizados para descrever Marte, e como tal um Tesla Roadster pode não ser o meio de transporte mais adaptado para conduzir neste planeta. Por isso, uma empresa oferece uma solução a Elon Musk, o Partisan One. Os seus fabricantes querem que este quadrado SUV, que até parece desenhado com uma régua por uma criança, seja escolhido para as futuras viagens até Marte (certamente esperando que a Cintura de Asteróides não acabe por ser o destino final…).

O Dr. Juri Postnikov, criador deste conceito, afirma que este é o veículo ideal para explorar Marte, pois pode ser enviado ao longo de várias viagens, ainda em peças, e depois montado pelos primeiros humanos a colonizar este planeta. E o processo não deve ser difícil, pois é referido pela Partisan Motors que, com as instruções certas, até Elon Musk e a sua equipa o podem fazer. Para convencer o famoso empreendedor e dono da Tesla, foi mesmo criado um Partisan One Mars Edition, que tem estrutura em fibra de carbono e motores elétricos nas quatro rodas, estando a companhia na disposição de produzir uma série alargada para enviar até ao planeta vermelho.

Mas certamente até será possível criar outras versões, pois a adaptabilidade do SUV é um dos seus elementos-chave. Ele pode surgir em versões curtas, com três portas, ou longas, com cinco portas, e em versões de quatro, seis e oito rodas. Para a exploração espacial junta ainda o facto de ter um chassis adaptado para superar terrenos adversos (considerado pela marca “o melhor carro para as piores estradas da Terra”), o que se explica por ter sido pensado originalmente para utilização militar. A Partisan afirma que “implementar planos tão grandiosos é impossível sem veículos especiais nos quais as pessoas possam viajar na superfície dos planetas, transportar cargas, realizar expedições e explorações geológicas”. Nós juntamos mais uma vantagem. Com a dificuldade de encontrar formas de passar o tempo em Marte, montar os Partisan One sempre pode servir para os viajantes espaciais descontraírem…

 

 

Partilhar