Publicidade

O SUV mais potente do mundo é um Jeep


Data: 12 de Abril, 2017

O Bentley Bentayga, o Porsche Cayenne Turbo S e o Range Rover Sport SVR, todos eles se vergam à potência do Grand Cherokee TrackHawk de 707CV.

Todos sabemos que para os americanos a potência obtida de monstruosos motores é um dos pergaminhos de relevo para qualquer automóvel, e o Salão de Nova Iorque de 2017 demonstra esta realidade com todo o esplendor. Além de assistir à estreia do Muscle Car mais potente de sempre, o Dodge Challenger SRT Demon, o certame da Big Apple é igualmente palco de estreia para o Jeep Grand Cherokee TrackHawk. Equipando um V8 de 6,2L com 707CV e 875Nm, este é o SUV de produção com mais potência de sempre, um incrível monstro do asfalto capaz de atingir os 100km/h em cerca de 3,7 segundos, cumprir os 400 metros (1/4 de milha) em 11,6 segundos e com uma velocidade máxima de 290km/h. Neste último registo o modelo é, no entanto, superado pelo rival Bentley Bentayga, um dos seus adversários quando chegar ao mercado no final do ano, tal como outras potentes propostas como o Range Rover Sport SVR, o Porsche Cayenne Turbo, o BMW X6M e o Mercedes AMG G65.

 

Equipado com um diferencial autoblocante e um eixo reforçado na retaguarda, estas soluções juntam-se ao Launch Control para garantir os impressionantes registos do SUV mais potente do mundo. A repartição do binário será variável consoante os diversos modos de condução à escolha, e se originalmente encontramos no “Normal” o envio de 60% da potência para a traseira, esta relação sobe para os 35:65 no “Sport” e os 30:70 no mais dinâmico Track. Além disso existe ainda uma modalidade para condução em neve, com repartição idêntica do binário entre os dois eixos, e um para rebocar até 3260kg de peso que coloca 60% do binário ao dispor das rodas dianteiras. Na mecânica destaque ainda para a suspensão adaptativa com amortecedores Bilstein reguláveis em cinco níveis, o sistema de travagem com discos Brembo de 400mm na dianteira e 350mm na retaguarda e pinças pintadas a amarelo, e ainda os pneus Pirelli que envolvem jantes específicas com 20’’.

 

Na estética exterior destaque para os para-choques mais proeminentes, o spoiler no prolongamento do teto e ainda para as quatro saídas de escape. Características que confirmam as elevadas performances do Jeep Grand Cherokee TrackHawk, um incrível e poderoso SUV que vê o seu interior agraciado com revestimentos a pele e a digitalização das informações através da combinação entre os ecrãs de 7’’ do painel de instrumentos e de 8,4’’ no painel central para acesso ao infotainment.

 

Artigo atualizado a 04.04.2018 com correção dos dados sobre a aceleração e potência.