Subaru Viziv Performance Concept anuncia sedan desportivo

Texto: Nuno Fatela

A gama de concepts Viziv, que foi lançada em 2013 e tem vindo a ganhar progressivamente novos membros, acolhe agora a chegada do Subaru Viziv Performance. Veja as fotos captadas no Salão de Tóquio e o vídeo da marca.

Muitas marcas optam por apresentar famílias de protótipos para anunciar as suas futuras intenções ao nível de tecnologias e design. No caso da Subaru, esses concepts são designados por Viziv, e desde o lançamento do modelo original, em 2013, já foram desvendados o Viziv 2 (Genebra, 2014), o Viziv Future (2015) e o Viziv 7 (Los Angeles, 2016). Agora é a vez de Tóquio acolher a estreia de um novo membro da família, o Subaru Viziv Performance que nos anuncia as potenciais formas a implementar pela marca em sedans desportivos.

O objetivo passa por aliar diversão e paz de espirito. Nesta equação, a utilização da tração integral Symmetrical AWD, o motor Boxer e as formas do design ficam encarregues da primeira parte, enquanto a introdução de novas capacidades autónomas e sistemas de segurança garantem confiança e tranquilidade. Como referido, uma das funções destes protótipos é anunciar tecnologias futuras, e neste caso o Subaru Viziv Performance vem antever a chegada de assistências de condução mais avançadas já em 2020. É o caso do EyeSight com câmaras e radares a surgirem em combinação com o GPS e o sistema de navegação, procurando evitar acidentes e assim reduzir a sinistralidade rodoviária.


Veja também o recorde para modelos de quatro portas que a Subaru alcançou no Nurburgring


Nas formas do Subaru Viziv Performance está claramente expresso o legado do Impreza, tanto no WRC que ditou leis nos rallies como nos posteriores WRX. A entrada de ar do capot, os quatro escapes e as formas musculadas das cavas das rodas invocam essa memória, num modelo que procura interpretar fielmente a filosofia de design “Dynamic x Solid”. Para que a imagem do Subaru Viziv Performance consiga também encapsular a diversão ao volante que a marca pretende oferecer, surgem ainda uma distância ao solo bastante reduzida e uma combinação dinâmica e luminosa entre as óticas e a grelha dianteira. Resumindo, o que não falta no Subaru Viziv Performance são atributos que gostaríamos de ver aplicados a um coupe desportivo de produção.

 

Fotos captadas com o Samsung S8+

Fotos adicionais da marca

 

Partilhar