Skoda Vision E nasce sob as luzes de Xangai

Texto: Diogo Borges

Com a aproximação do Salão Automóvel de Xangai, a realizar-se entre os dias 19 e 28 de Abril, a Skoda desvendou as fotos do seu primeiro concept completamente eléctrico.

O maior evento automóvel da China está mesmo à porta e a Skoda lançou as fotografias oficiais do seu Vision E, depois de terem surgido os primeiros esboços em Março. O concept vai ter a sua aguardada premiere em Xangai e, para além das imagens, a marca checa revelou mais alguns pormenores sobre este protótipo que anuncia um futuro SUV de emissões zero.

A automatização deste primeiro eléctrico da marca foi altamente valorizada. Foram introduzidos novos sistemas de assistência ao condutor, dos quais a construtora destaca o assistente de trânsito e o piloto automático em auto-estrada e em situações de estacionamento. Para potenciar o conforto e facilitar a vida aos automobilistas, é ainda possível aceder aos controlos do Vision E por gesto e voz, e tanto a fadiga como o ritmo cardíaco são monitorizados pelo sistema do carro, que ainda segue a trajectória dos olhos do condutor.

No capítulo do infotainment ninguém corre o risco de ficar sem ligação à internet no Skoda Vision E: o SUV traz Wi-Fi integrado e touchscreens em vidro desenhados pela marca. Outras novidades desvendadas um dia antes do evento em Xangai: demora apenas 30 minutos a chegar a 80% da capacidade da bateria com carregamento por indução (wireless) e é possível recolher o volante em piloto automático.

Esta “estratégia eléctrica” enquadra-se no esforço desenvolvido pelo Grupo Volkswagen no segmento dos eléctricos. A nossa publicação tem acompanhado este processo de perto, sendo possível ler mais sobre as características exteriores e motorização elétrica, bem como do interior deste Skoda Vision E Concept sem sair do nosso site.

Partilhar