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Segurança dos SUVS em destaque no EuroNcap

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Setembro, 2017

Na última bateria de testes do EuroNcap, hoje revelada, estiveram quatro SUVS em análise e todos eles conseguiram as cinco estrelas. Num total de onze avaliações realizadas, destacam-se as sete notas máximas atribuídas pela entidade.

Um dos motivos apontados para a “febre dos SUVS” passa pela sensação de maior proteção que os ocupantes dizer ter a bordo graças à maior distância ao solo. Apesar de nesse caso se tratar de um feeling dos próprios condutores, a EuroNcap mostrou agora na sua mais recente avaliação que os SUVS são efetivamente automóveis bastante seguros, pois em quatro análises a modelos com estas carroçarias atribui um número igual de pontuações máximas. Desta forma o Mazda CX-5, o Renault Koleos, o Jeep Compass e o Opel Grandland X podem orgulhar-se de pertencer ao grupo de automóveis avaliados com cinco estrelas pelo EuroNcap.

Mas estes não foram os únicos modelos avaliados a obter uma classificação de topo. Em onze testes realizados pelo organismo não foi apenas a segurança dos SUVS a estar em destaque, pois também o Ford Fiesta, o Mercedes Classe C Cabrio e o Kia Rio (quando equipado com o pack de segurança) demonstraram pertencer à crescente família de automóveis avaliados com cinco estrelas pelo EuroNcap.

Entre os modelos que receberam um comentário particular por parte do organismo que avalia a segurança dos automóveis esteve o elétrico Opel Ampera-e, que obteve quatro estrelas. A entidade comunitária criticou a falta do alerta para o cinto de segurança nos bancos traseiros, que foi um dos motivos para a pontuação final. O responsável máximo do EuroNcap, Michel van Ratingen, indicou que este sistema é também opcional no Insignia e afirmou que “é muito desapontante ver a Opel a alienar-se de uma tecnologia simples, que é pouco dispendiosa mas salva vidas”.

A Kia foi também outra marca em destaque, já que os seus modelos Rio e Picanto demonstraram como podem ser importantes os packs de segurança opcionais. No caso do primeiro modelo referido, a inclusão deste pack significa mesmo a passagem de uma avaliação de três estrelas para a nota máxima, enquanto para o mais pequeno Picanto ele permite passar fazer a avaliação subir de três para os quatro pontos.

A EuroNcap deixou ainda um alerta relativo à má prestação alcançada por alguns dos automóveis testados na proteção em caso de impacto lateral. Dois dos modelos referidos por esse motivo foram o Jeep Compass, com registos elevados para o parâmetro das lesões no peito, e o Mercedes Classe C Cabrio, que demonstrou o potencial para danos na zona da cabeça para o crash dummy que simula a presença de uma criança de dez anos no lugar central traseiro. No descapotável esta situação ocorreu pelo facto do airbag lateral não cobrir totalmente a área de impacto, existindo o perigo destes passageiro bater com a cabeça na estrutura do teto. Este boneco utilizado para verificar as lesões em ocupantes mais jovens também demonstrou que o Kia Picanto tinha um nível de proteção inferior aos restantes modelos para o peito no caso de embates laterais.