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Seguir colado aos outros carros aumenta os engarrafamentos

Texto: Nuno Fatela
Data: 19 de Dezembro, 2017

Se acha que por ir bem juntinho à traseira do veículo na sua frente está a diminuir o tamanho da fila e a ajudar a diminuir os problemas no trânsito, é melhor afastar-se, pois ir colado aos outros carros aumenta os engarrafamentos

Provavelmente já terá ficado espantado (e porventura até enervado), especialmente se vive numa grande cidade, com a forma como por vezes o trânsito parece parar em determinados locais sem razão que possa explicar o fenómeno (como um acidente). Esta situação pode efetivamente ser considerada como um dos grandes mistérios do trânsito, já que não existem motivos para que os carros estejam a parar, o que custa a muita gente tempo precioso para chegar ao trabalho ou poder finalmente descansar no conforto do lar. Mas um estudo revela agora uma das razões para que isto aconteça, afirmando que ir colado aos outros carros aumenta os engarrafamentos.

Pode parecer uma ideia estranha, mas os seus autores da investigação trabalham num local acima de qualquer suspeita, o MIT que concentra alguns dos maiores “crânios” do mundo. Nesta instituição foi agora publicado  um estudo que revela que o fenómeno que os ingleses designam como tailgatting (seguir colado aos outros carros) é a maior causa para os engarrafamentos-fantasma, causados pela aglomeração e paragem dos carros sem causa aparente. Porque ao manter uma distância maior (e mais segura), a velocidade do fluxo de tráfego duplica.

 

Os investigadores baseiam-se no fenómeno do controlo bilateral que permite a grandes grupos de aves voar em conjunto. Um dos membros da equipa do MIT, Berthold Horn, explicou as conclusões do estudo. “Nós, humanos, tendemos a ver o mundo apenas em termos do que se encontra na nossa frente, tanto literalmente como conceptualmente, pelo que parece contra-intuitivo olhar para trás. Mas conduzir como isto pode ter um efeito dramático na redução do tempo de tráfego e consumo de combustível sem precisar de construir mais estradas ou alterar as infraestruturas”.

Por isso estes estudiosos convidam as marcas a adaptar os seus cruise control adaptativos, equipando radares na dianteira e traseira. Algo que, como referido, poderá não apenas reduzir os engarrafamentos mas também aumentar a segurança. Enquanto essa tecnologia não chega a todos os modelos, porque não aceitar este conselho: relaxe, aumente a distância para o carro em frente e não dificulte a vida aos outros (nem seja ‘espertalhão’…) nas entradas ou saídas. Vai ver que até chega mais rápido a casa…

 

Fonte: Reuters, via Autoblog