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Estes são os 11 fabricantes mais ecológicos do mundo

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 de Dezembro, 2017

Na lista elaborada pela Newsweek com o Top-500 das empresas com maior preocupação ambiental do planeta estão muitos dos grandes fabricantes de automóveis.

A revista americana Newsweek anunciou o seu ‘Green Ranking 2017’, uma compilação com as empresas mais “verdes” do planeta, e que distingue as que apresentam maior pensamento ecológico. No sector automóvel a primeira classificada é a Toyota, marca que se tem destacado nos híbridos e que tem vindo reforçado a sua aposta nas novas motorizações com a introdução dos FCV e o recente anúncio do lançamento de uma dezena de modelos 100% elétricos até 2020. Entre o Top-100 das empresas mais ecológicas do planeta existem seis representantes do sector automóvel, enquanto nos 201 postos mais elevados da tabela o número total de marcas cresce para onze representantes. Estes são, para a Newsweek, os líderes do pensamento ecológico no mundo automóvel em 2017, que pode encontrar na lista seguinte.

Toyota – Primeira do mundo automóvel e 16ª no Ranking das 500 maiores empresas a nível global, tem uma avaliação de 72% nos pontos ecológicos da Newsweek.
Daimler – Os germânicos ocupam o 45º posto,com a liderança entre os fabricantes europeus, e ficaram com um registo de 61,9%.
Hyundai – O fabricante coreano fecha o pódio entre as marcas automóveis, e os seus 58,8% de “pontos verdes” significaram o 68º posto na lista.
Audi – Colocados na 74ª posição, os germânicos conseguiram um resultado de 58%.
Ford – Apenas cinco postos atrás encontramos a Oval Azul, que é líder entre os emblemas americanos. Tem um registo de 57,4% na ecologia.
Nissan – Apesar de ter o EV mais vendido a nível mundial, está apenas no 81º posto, e foi classificada com 57,3%.
BMW – Quase no Top-100, pois está de momento no 105º posto, a marca da Baviera ficou com uma nota de 53,3%.
Renault – Os franceses, que têm no Zoe o veículo elétrico mais vendido na Europa, são o último fabricante a ter “positiva” no exame da Newsweek. Os seus 50,7% colocam-na no lugar 118.
Peugeot – A marca do leão ficou situada no posto 157, e a sua nota “verde” foi de 45,5%.
Volkswagen – Apesar do escândalo do Dieselgate, a marca está colocada no lugar 201 da tabela. A nota que recebeu foi de 40,1%.

É, no entanto, preciso referir que existem alguns dados estranhos nesta análise da Newsweek, especialmente quando analisamos os dados relativos à representatividade das marcas nas novas motorizações. Porque algumas das marcas mais representativas nesse campo, como a Tesla (que tem vindo a revolucionar esta área do mercado) não surgem nos lugares cimeiros. Ou o facto da Nissan, que conta com o elétrico mais comercializado do mundo (o Leaf), ser superada com marcas que nem disponibilizam modelos de emissões 0 no portefólio. Talvez para explicar as dúvidas que possam subsistir, foi explicada a metodologia utilizada, e que contempla seis princípios: transparência, objetividade, disponibilização das informações ao público, capacidade de comparar os dados com indicadores da indústria, Compromisso com empresas elegíveis e inclusão dos stakeholders (partes interessadas).

Fonte: Newsweek