Publicidade

Ron Dennis sai da McLaren


Data: 30 de Junho, 2017

Ao fim de 37 anos de ligação à marca britânica, marcada por vários títulos mundiais na Fórmula 1 e também a criação do mítico F1 de estrada, Ron Dennis sai da McLaren com a venda de todas as suas ações

Chegou ao fim a história de Ron Dennis da McLaren, com o anúncio da venda de todas as ações que detinha na empresa por uma verba não revelada. Tudo começou em 1980, quando os britânicos passavam por dificuldades na Fórmula 1, numa aposta coroada de sucesso pois entretanto foram vários os títulos mundiais alcançados por pilotos que ficam na história desta competição: Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton. Além disso, foi durante a sua liderança que nasceu, na década de 1990, o estupendo McLaren F1 de estrada, um modelo que estabeleceu novos parâmetros para o mundo dos superdesportivos e foi mesmo recordista mundial de velocidade, Já este milénio fica marcado pelo início da produção em série de modelos da marca, de que a mais recente novidade da marca foi o 570S Spider. No entanto, após em 2014 ter avançado para uma tentativa de compra de toda a empresa e não ter conseguido obter os fundos para completar o negócio, Ron Dennis perdeu todos os lugares de liderança na McLaren no final do último ano e viu-se obrigado a sair “pela porta pequena”.

Para confirmar a saída, o fabricante de Woking recorreu a empréstimos que vão ser utilizados em futuros investimentos e também serviram para comprar os 25% de Ron Dennis na McLaren Technology Group e os seus 11% na McLaren Automotive. Deste negócio deriva também o nascimento da holding McLaren Group, que engloba todas as operações das duas empresas acima referidas. Na sua liderança fica o sheik Mohammed Bin Isso Al Khalifa, enquanto o fundo The Bahrain Mumtalakat Holding Company e o Tag Group se mantêm como principais acionistas.